terça-feira, 8 de maio de 2018

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 1488, do dia 09 de Maio de 2018

Edição 1488, do dia 09 de Maio de 2018
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR:

OPÇÃO 01 IVOOX

OPÇÃO 02 DRIVE

Um Jornal Comunitário de edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 9611 0186 ou 54 3367 1351.


NA EDIÇÃO DE HOJE:

· Abraço Rio Grande do Sul realiza congresso e elege nova diretoria.

· Com mais de 32 mil pedidos, RS é o estado que mais emitiu CNHs digitais no país.

· Safra de soja deve injetar mais de R$ 20 bilhões na economia do RS.

· Prazo para pedido do uso do nome social no título de eleitor termina nesta quarta (9).

· Cerca de 3,3 milhões de estudantes ficam isentos da taxa de inscrição do Enem 2018.

· Outono faz aumentar casos de asma e rinite.
+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 08-05-2018

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1982 de 08-05-2018

+ Mais Informações ››››››

Senador Paim defende fortalecimento das rádios comunitárias no 9º Congresso de Rádios Comunitárias da Abraço-RS

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu o fortalecimento das rádios comunitárias na mesa de abertura do 9º Congresso da Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária (Abraço-RS), ocorrida na noite da última sexta-feira (4), no auditório do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul. Ele destacou cinco projetos de lei que apresentou no Senado, buscando garantir recursos para apoiar a produção artística e cultural nas cerca de 6 mil rádios comunitárias existentes no Brasil.

Também integraram a mesa o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Frei Sérgio Görgen, o coordenador da Abraço-RS, Joaquim Goulart, o coordenador nacional da Abraço Brasil, Geremias dos Santos, e a representante da Fenae, Célia Zingler.

Paim frisou que as emissoras prestam serviços de utilidade pública e de integração das comunidades onde estão instaladas, mas muitas têm dificuldades em se manter e correm até risco de encerrar suas atividades.

Além da longa trajetória de lutas em defesa dos trabalhadores, aposentados, negros e pessoas com deficiência, o senador se mostrou também comprometido com as causas das rádios comunitárias e a democratização da comunicação. Ele salientou a importância dessas emissoras para fazer o contraponto à grande mídia.

O senador aproveitou para analisar a conjuntura política e econômica, criticando a aprovação da “reforma” trabalhista do governo ilegítimo Temer, que representa um desmonte da CLT. Ele denunciou os primeiros resultados da nova lei, citando a precarização do trabalho, o aumento do desemprego e o fim da assistência dos sindicatos nas homologações de rescisões, que passaram a ser feitas nas empresas “e até por correspondência”, deixando o trabalhador desprotegido.
Presidente da CPI da Previdência, Paim disse que o recuo do governo ocorreu diante da mobilização da sociedade, enfatizando a pressão exercida pelas centrais sindicais. Para ele, a greve de fome do Frei Sérgio e mais seis militantes sociais também foi importante para evitar a votação, que deve ficar para a próxima legislatura.

Democratizar a comunicação
Ademir, que também integra o Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), destacou que a parceria entre a CUT-RS e a Abraço “vem de longa data” e que “é preciso fortalecer as rádios comunitárias, bem como a mídia alternativa e independente, enquanto continua a luta para democratizar os meios de comunicação”.

Ele chamou a atenção para o papel da mídia tradicional que sempre tem apoiado os golpes das elites. “Em 1964, os golpistas usaram os militares que ocuparam as ruas com tanques e soldados. Em 2016, isso não foi preciso, pois a Globo foi protagonista do golpe, manipulou e anestesiou a consciência da maioria da população”.

O dirigente da CUT-RS alertou para a nova fase do golpe, que é impedir que o ex-presidente Lula seja candidato. “Querem tirar Lula no tapetão”, comparou ao explicar que ele foi condenado sem provas e sem crime. “Lula livre”, concluiu.
O Frei Sergio Göergen, que é um dos comandantes da Rede Soberania, lembrou a luta histórica dos movimentos sociais em defesa das rádios comunitárias e da preservação da cultura local. O representante do MPA salientou que “não existe liberdade de imprensa no Brasil, mas sim liberdade de empresa”. Para ele, “o que temos é uma mídia empresarial”.

Ele defendeu a democratização da comunicação e que “todas as opiniões devem ser expressadas”. Para ele,“não podemos abrir mão da batalha das ideias e da batalha das antenas”.

Fazer contraponto à mídia golpista
O coordenador da Abraço-RS denunciou que “70% das informações são manipuladas no Brasil” e alertou que ”impedir as rádios comunitárias de ter financiamento privado é cerceamento”. Joaquim destacou que elas trazem desenvolvimento econômico e enfatizou que “são a cara das pessoas de cada bairro e hoje estão consolidadas na alma do povo”.

Para Geremias, o papel relevante das rádios comunitárias é fazer o contraponto à grande mídia manipuladora e elitista. O coordenador da Abraço Brasil reafirmou o compromisso das rádios comunitárias em estar ao lado dos movimentos sociais, da sua comunidade e na defesa dos direitos dos trabalhadores.

Já a representante da Fenae, antiga parceira da Abraço, reforçou o esforço conjunto das duas entidades em focar pautas em defesa da democratização da comunicação e dos direitos dos trabalhadores. Célia lembrou a importância das rádios comunitárias, inclusive em processos revolucionários, como na Nicarágua.

O congresso continuou no sábado (5) com debates, prestação de contas e eleição da nova coordenação da Abraço-RS. Também participaram do evento a professora Patrícia Schuster e os estudantes de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Fonte: CUT-RS
+ Mais Informações ››››››

Cinema Municipal de Três Palmeiras será inaugurado sexta-feira 11


+ Mais Informações ››››››

1235 08 MAIO, TERÇA - ME SINTO SOZINHO

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/