terça-feira, 1 de agosto de 2017

Estudantes da Escola Aldo Conte desbravam áreas do CESURG

É preciso incentivar a caminhada na busca por novos conhecimentos, envolvendo e cativando estudantes. Esse desejo por novos conhecimentos floresce em cenários de estímulo a Educação, possibilitando que os alunos explorem o mundo à procura de respostas aos seus questionamentos. Nessa perspectiva, o CESURG atua como um facilitador, um espaço para que os alunos possam encontrar respostas que lhes auxiliem nas soluções para os desafios que encontram ao longo da vida. O Programa de Extensão Conexão CESURG é uma das ações que aproximam a comunidade acadêmica e os jovens em idade escolar.
Entre os dias 10 e 12 de julho, os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Aldo Conte, de Sarandi, conheceram algumas ações desenvolvidas pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do Centro de Ensino Superior Riograndense. A atividade foi organizada pela coordenadora do curso de Agronomia, Valéria Ghissi Mazzetti, e pelo professor de Medicina Veterinária, Paulo Machado. Para conhecer algumas atividades que são promovidas nos referidos cursos, bem como um pouco mais sobre as áreas de atuação dos profissionais, os estudantes também conheceram os laboratórios e os campos externos utilizados pelos cursos na instituição.
Na oportunidade, os visitantes foram divididos em dois grupos para que pudessem acompanhar as atividades práticas relacionadas aos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. No curso de Agronomia, o professor Rafael Pasini e a professora Valéria Mazzetti apresentaram aos estudantes algumas características básicas e curiosidades sobre os insetos, abordando a temática da Entomologia. Além disso, foi realizada uma prática no campo, onde os alunos conheceram um pouco mais sobre a origem e a formação dos solos, características físicas e biológicas, e a importância da conservação dos solos para evitar a erosão.
Na atividade do curso de Medicina Veterinária, os visitantes foram guiados pelos professores Paulo Machado, Volnei Antônio Weschenfelder e Raíssa Canova. Além de conhecer mais sobre as funções do profissional, puderam observar e visualizar algumas questões da anatomia animal, microbiologia e nutrição de animais. Para finalizar as atividades, os estudantes foram conduzidos a um passeio pela faculdade para conhecer como vivem os animais que são estudados.
As atividades práticas cativaram os educandos, como relata Machado. “O envolvimento dos alunos foi bem satisfatório, notei diversas vezes que eles estavam bem atenciosos ao que dizíamos, apresentávamos e ensinávamos, justamente pelo fato de visualizarem futuramente a possibilidade de uma profissão e também de conciliar aqueles conceitos base que eles já conhecem no ensino médio”. O docente do CESURG salientou ainda o fascínio dos estudantes, ao comentar que “eles demonstraram interesse muito grande e foram bem receptivos, bem curiosos também”. A coordenadora do curso de Agronomia, professora Valéria, avalia a atividade como criativa e instigadora, “pois despertou muita curiosidade nos alunos, com atividades interessantes e atrativas”.
Dentro do Programa Conexão CESURG são estabelecidas diversas ações em parceria com escolas da região, atividades contínuas que fortalecem o compromisso do CESURG com a educação e o desenvolvimento regional. “Uma instituição de ensino como o CESURG tem um papel social muito forte, pois temos um comprometimento com o desenvolvimento da Educação e em despertar nos alunos a busca por novos conhecimentos, formando profissionais capacitados e diferenciados, contribuindo também com o desenvolvimento socioeconômico e cultural de toda a região”, ressalta o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, que acompanhou algumas atividades.




Assessoria de Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/