terça-feira, 1 de agosto de 2017

Crianças e adolescentes da Casa da Criança, de Sarandi, participam de atividades no CESURG

Paulo Freire já dizia “educação é um ato de amor” e a afetividade é fator essencial para a formação do indivíduo. Visando contribuir com a educação das crianças e adolescentes acolhidos na Casa da Criança de Sarandi, o Programa de Extensão CESURG na Comunidade realizou a segunda atividade com a instituição. Contemplando a inclusão social a partir de um dos valores da instituição, Responsabilidade, no último domingo (30) diversas atividades foram desenvolvidas nas dependências do CESURG com os visitantes.
Para iniciar a tarde de atividades, a coordenadora do curso de Pedagogia, Patrícia Signor, realizou uma dinâmica de apresentação entre as crianças e adolescentes e os colaboradores do CESURG que participaram da atividade. Em seguida, a estudante de Pedagogia Karoline Franceschi contou a história da obra “Marcelo, marmelo, martelo”, de Ruth Rocha. Os visitantes também realizaram uma expedição investigativa pela faculdade, conheceram os animais, brincaram de amarelinha, realizaram pinturas de desenhos, entre outras atividades recreativas. Por fim, todos puderam acompanhar filme do Pequeno Príncipe, que aborda a importância da infância e do brincar, bem como a necessidade de olhar para além das relações materiais e construir laços de interdependência.
Na avaliação do assistente social da Casa da Criança, Dalvan Avila, as ações da tarde foram importantes para a formação das crianças e dos adolescentes. “O fato de o CESURG proporcionar este momento desenvolvendo as atividades da arte educativa, estimular o desenvolvimento da autoestima para eles, com certeza foi inesquecível e gratificante. Pode-se avaliar que esse trabalho foi excelente, estas atividades são de extrema importância para as crianças e os adolescentes, pois contribuirá na formação de sua personalidade”, comenta.
Participante da atividade, o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, evidenciou a importância do desenvolvimento de ações sociais para a comunidade acadêmica e também para a sociedade. “Todos aprendemos muito em ações como essa. As crianças e os adolescentes têm a oportunidade de uma programação diferente, um espaço onde podem brincar, questionar e aprender um pouco mais com novas dinâmicas. Nós também aprendemos muito, pois seguimos desenvolvendo nossa humanidade no ensinar. Acredito que só vale a pena ser educador se pudermos melhorar a vida das pessoas. Esse é um dos objetivos da Família CESURG”, evidencia o diretor-presidente da instituição, ao ressaltar que essa atividade com a Casa da Criança é contínua.
O ato de proporcionar estes momentos de entretenimento e aprendizagem é essencial para exercitar o brincar, o cuidar e o aprender, princípios da pedagogia, e ações como essa também despertam reflexões entre os idealizadores da atividade. “Conseguimos ser pessoas melhores ao abrirmos nossos olhos para a realidade e percebermos que podemos intervir para modificá-la, o pouco que conseguimos fazer já é uma chance de tornar o dia a dia de outras pessoas melhor”, destaca a professora Patrícia.
Sair do cotidiano da casa de passagem e vivenciar novas experiências é essencial para desenvolver o sentimento de liberdade, bem como despertar a curiosidade nos participantes da atividade. Nesse sentido, o responsável pelo Departamento de Extensão do CESURG, professor Renan Anderson Oliveira, destaca que a estrutura da faculdade foi o diferencial aos olhos dos visitantes. “O CESURG possui uma estrutura encantadora que pode ser explorada neste domingo com um clima propício para o passeio. A liberdade e a curiosidade foram exploradas através da contação de histórias e o conhecimento do ambiente da nossa instituição.”

Casa da Criança
A Casa da Criança de Sarandi funciona no sistema de lar temporário para as crianças em situação de vulnerabilidade social que são encaminhadas por determinação da Justiça. Em Sarandi, tem sua sede na Rua Duque de Caxias, 884, e o telefone para contato é [54] 3361-2759.



Assessoria de Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/