terça-feira, 22 de agosto de 2017

Cães e gatos são imunizados contra a raiva em campanha do Curso de Medicina Veterinária do CESURG


Um dos diferenciais da formação oportunizada pelo CESURG é aliar teoria e prática, aproximando o estudante da realidade que encontram no mercado de trabalho, contribuindo também com a inserção mais rápida desse estudante no mercado. Para contemplar essa proposta pedagógica, o Centro de Ensino Superior Riograndense desenvolve diversas ações ao longo do ano envolvendo os acadêmicos e beneficiando também as comunidades dos municípios em que a instituição de ensino está inserida, atividades essas que integram o Programa de Extensão CESURG na Comunidade.

No último sábado (19), o Curso de Medicina Veterinária desenvolveu, em parceria com a Agropecuária Dois Irmãos e a ONG Vira-lata, uma Campanha de Vacinação Contra Raiva em cães e gatos no município de Carazinho. Ao longo do dia, em um espaço montado na Praça do Bairro Glória, estudantes e professores do curso do CESURG imunizaram mais de 300 animais. As vacinas, fornecidas gratuitamente pela agropecuária, foram aplicadas por docentes médicos veterinários e também por estudantes orientados e monitorados pelos professores.

Segundo dados divulgados pela OIE, a Organização Mundial de Sanidade Animal, a raiva causa a morte de mais de 60 mil pessoas por ano no mundo, sendo que mais de 95% dos casos se devem a mordidas de cães infectados. Esses dados reforçam, como afirma o coordenador do Curso de Medicina Veterinária do CESURG, Rafael Pandolfi, a importância da imunização dos animais com idades acima de 3 meses. “É muito importante que os animais sejam vacinados. Envolvermos os estudantes do curso em ações como esta agrega muito conhecimento a eles, uma vez que trabalhamos também na prática com toda a parte de imunização, desde grandes animais, como a vacinação dos bovinos contra a brucelose em Alpestre há algumas semanas, e agora animais domésticos em Carazinho. Essas ações nos permitem um trabalho muito forte sobre a saúde pública contra doenças infectocontagiosas transmitidas de animais para humanos”, revela Pandolfi.

É no mês de agosto que, anualmente, cães e gatos devem receber imunização contra a raiva. Como explica o professor Pandolfi, a participação dos estudantes contribui na formação acadêmica com novos conhecimentos em saúde pública, “uma vez que a raiva é uma zoonose e essa vacinação é uma forma de bloqueio do vírus da raiva nos animais que transmitiriam aos humanos”. Um dos estudantes que participou da campanha é Juliano Galelli, acadêmico do 3º nível de Medicina Veterinária. A campanha de vacinação oportunizou, segundo Juliano, novos conhecimentos importantes para a sua formação. “Acho muito importante, pois já vamos tendo contato com os animais e seus donos, relações que teremos futuramente. Quanto mais atividades assim, melhor, pois futuramente quando nós trabalharmos já teremos mais consciência e responsabilidade”, relata o acadêmico, ao acrescentar que “essas ações práticas são importantes, pois aplicamos na prática o conhecimento. Se o ensino fosse só em sala de aula não teríamos um conhecimento adequado. Mas assim, com ações práticas, nos tornaremos profissionais mais preparados”, complementa o estudante Juliano Galelli.

As atividades de Extensão que integram o CESURG e as comunidades e também aproximam os estudantes das atividades profissionais que desenvolverão em suas atuações quando formados são avaliadas como extremamente positivas pelo diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto. “É muito importante para a formação dos nossos acadêmicos quando desenvolvemos ações como essa, onde eles conseguem visualizar na prática o que aprendem na teoria em aula. E também quando a nossa faculdade desenvolve ações sociais que auxiliam as pessoas, pois esse é um dos objetivos da instituição: estar presente nas comunidades e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural sustentável”, pontua o professor Rafael Rossetto, ao acrescentar que o CESURG segue sendo parceiro das entidades em ações que beneficiam a população das comunidades em que está inserido.



Assessoria de Comunicação CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/