quarta-feira, 24 de maio de 2017

Papa Francisco recebe Trump no Vaticano

O Papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (24) no Vaticano o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma visita de cerca de 30 minutos, sob um forte esquema de segurança. A visita ao pontífice foi a terceira parada da primeira viagem internacional de Trump, que já possou pela Arábia Saudita, Israel e pela Cisjordânia.

O primeiro encontro tem o objetivo de aproximar o governante americano e o pontífice latino-americano, que discordam em temas importantes como migração, mudança climática, venda de armas, pena de morte e islã, segundo a France Presse.

O papa recebeu Trump, que estava acompanhado de sua mulher, Melania, com um aperto de mãos e rosto sorridente na porta da biblioteca, por volta de 8h30 locais (3h30 de Brasília). Francisco recebeu com um "welcome" (bem-vindo em inglês) e Trump respondeu era “uma honra".

Troca de presentes

A audiência foi marcada após meses de especulações sobre as dúvidas de Trump de uma reunião com o pontífice durante sua primeira viagem ao exterior como presidente.


No final da audiência, o Papa Francisco presenteou Donald Trump com o documento "A não violência, estilo de uma política para a paz", escrito por ele mesmo por ocasião da Jornada Mundial da Paz 2017. "Espero que seja um instrumento de paz", disse o papa em espanhol. Além do texto emblemático, o pontífice deu a Trump um medalhão dedicado ao mesmo tema.

"Precisamos de paz", respondeu em inglês Trump, que presenteou o pontífice com vários livros, todos eles de Martin Luther King - o pastor americano da Igreja Batista que desenvolveu um trabalho crucial nos Estados Unidos à frente do movimento pelos direitos civis para os afro-americanos. "Acredito que vai gostar. Espero", disse Trump.

Cordial

O pontífice, que no início do encontro parecia sério, mostrou-se cordial e sorridente durante a audiência e chegou até a brincar com a esposa de Trump, Melania, sobre a altura do marido, mais de 1,90 metro. "Mas, o que você dá para ele comer?", perguntou, sorrindo. Melania, que usou um vestido negro e prendeu o cabelo.

Ao final da audiência, que durou o tempo médio que o papa concede aos governantes, Trump apresentou a delegação que o acompanhava, com sua filha, Ivanka, e o genro, Jared Kushner.

Encontros
Antes da audiência, o presidente americano e a esposa Melania percorreram as suntuosas salas do Vaticano seguidos pelos representantes das famílias nobres italianas, como é tradição para as visitas de chefes de Estado.
Durante a breve visita ao Vaticano, o presidente americano também tinha previsto um encontro com o número dois da Santa Sá, o cardeal Pietro Parolin, e com o secretário para as Relações com os Estados, uma espécie de ministro das Relações Exteriores, monsenhor Paul Gallagher.
Ao final dos encontros, o presidente americano, um protestante presbiterano, e sua terceira esposa, católica, visitarão a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro.

O papa Francisco recebeu nesta quarta-feira (24), em audiência pela primeira vez, ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro durou 27 minutos, e, depois, eles trocaram presentes.

Trump chegou acompanhado de sua mulher, Melania, que usou um vestido negro e prendeu o cabelo.
Após o encontro, o pontífice e o presidente dos EUA foram conversar em uma sala anexa a biblioteca.
A reunião começou às 8h33 (horário local, 3h33 em Brasília) e durou pouco mais de 20 minutos, tempo que costumam durar os encontros do papa com os chefes de Estado e de Governo que o visitam.
Após o cerimonial da troca de presentes e a apresentação da delegação americana, da qual fizeram parte, além de Melania, a filha mais velha de Trump, Ivanka, e o genro, Jared Kushner, Trump se reunirá com o Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/