sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ética e Hospitalidade! - Rudimar Barea

Ética e Hospitalidade!

Rudimar Barea¹

Oh de casa, oh de casa 
Quanta alegria se sente 
Quando alguém nos recebe
 Oh de casa, oh de casa 
E no dia seguinte a jornada prossegue!
(Os Bertussi)
Hoje vamos abordar um tema que é fundamental para a convivência humana. “Ser hospitaleiro”! Ser hospitaleiro é um dos lemas do povo gaúcho, principalmente do pessoal que é do interior do estado e se for do interior do interior (na roça) a hospitalidade aparece com mais força. Quem duvida, faça a experiência e saia pelo interior conversar com os camponeses e confirmarão está afirmação.
Escolhi falar sobre a hospitalidade, pois entendo que a hospitalidade é a viga mestra do relacionamento humano. Ou seja, a hospitalidade é o começo de qualquer relação. Os ritos de hospitalidade são indispensáveis; cada povo tem uma forma de hospedar alguém, a prática comum é a de saudar-se um ao outro (bom dia, boa tarde, boa noite), pedir como que está de saúde (e daí tche como vai?) e assim por diante. O gaúcho mantém práticas de um ritual com o chimarrão (em outros lugares, chá, café...), que também é uma forma de hospitalidade, e sempre antes do hospede ir embora é imprescindível a pergunta: Já vai?
Na relação hóspede x hospedeiro, o hospede se torna senhor e o hospedeiro seu servidor, o hospedeiro faz sala para o hóspede, o serve, trata da melhor maneira possível para que sempre volte. É assim que nossas relações deveriam funcionar, mas não só restrito a nossa casa material, deveriam funcionar na nossa casa comum que é a humanidade.
Neste contexto que a hospitalidade se relaciona diretamente com a ética. “Eu era peregrino e me acolhestes” (Mt. 25, 35). Ser acolhido é um motivo de satisfação pessoal, quem não gosta de ser bem recebido, quem nunca precisara ser um hóspede?
E se assim entendemos que a hospitalidade é importante; quem é um bom hospedeiro continue, mas se ainda não és, há tempo!

[¹] Rudimar Barea: Mestre em Filosofia, professor no Centro de Ensino Superior Rio Grandense (CESURG). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/