Nossos Parceiros

sábado, 3 de setembro de 2016

Programa Encontro com Deus de 03-09-2016

+ Mais Informações ››››››

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Relembrando nossa História

Espaço para lembra fatos que marcaram a História deste Blog e a Rádio Comunitária Liberdade.

A partir desta data estaremos fazendo um resgate de alguns fatos que marcaram a História do trabalho de comunicação do nosso Blog, o segundo blog mais antigo de Três Palmeiras e que retrata nosso município a mais de 6 anos.
Tudo começou em uma terça feira dia 09 de fevereiro de 2010.

Clique na imagem e veja nossa primeira postagem.

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1568 de 02-09-2016

+ Mais Informações ››››››

Com jogo só na semana que vem, Chapecoense ganha dois dias de folga

Equipe tem quinta e sexta-feira para descanso antes de enfrentar o Santa Cruz
A preparação da Chapecoense para a partida contra o Santa Cruz, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, começa neste sábado. Depois de bater o Cuiabá por 3 a 1 na Arena Condá, na noite de quarta, e seguir na Sul-Americana, o Verdão do Oeste tem dois dias de folga - quinta e sexta.
Chapecoense virou sobre o Cuiabá e agora volta a jogar só na próxima quarta (Foto: Giba Pace Thomaz/Chapecoense)
Será somente na semana que vem o próximo compromisso da Chape. Com isso, o clube verde e branco começa a trabalhar nesse fim de semana. Na segunda, o grupo embarca para o Recife, onde será o duelo com o Santa, na quarta, dia 7, às 16h.
- Vamos dar dois dias de folga. Começamos a trabalhar no sábado, em dois turnos. Na segunda viaja a Recife. Agora o foco é o Brasileirão - disse o técnico Caio Júnior.

+ Mais Informações ››››››

Ferrareis marca golaço em treino de reservas; titulares trabalham na piscina

Ariel e Alex também marcaram na atividade. Vitinho se recupera de lesão e segue fora
Gustavo Ferrareis dribla Daniel e marca em coletivo do
 Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)

Após o reencontro com a vitória na noite de quarta, o Inter já treinou na tarde desta quinta-feira. Porém, apenas os reservas foram ao gramado do Centro de Treinamentos do Parque Gigante. Os titulares permaneceram na piscina para um trabalho regenerativo.
Em campo, os jogadores que ficaram no banco de reservas ou sobraram da lista de relacionados participaram de um coletivo misturados com atletas do sub-23. O destaque da atividade foi Gustavo Ferrareis, que marcou um golaço.
Acionado por Ariel, o meia, que entrou na vaga de Seijas no triunfo por 3 a 0 sobre o Fortaleza pela Copa do Brasil, viu que o goleiro Daniel havia deixado a área, driblou-o e tocou por cima. Alex e Ariel também deixaram suas marcas. O gringo, mais uma vez, mostrou sua ascendência. Pediu aos companheiros que evitassem espaços para que o time adversário não conseguisse trocar passes:
- Ei, aperta aí! Não sai!
O time de colete teve: Marcelo Lomba; Ceará, Alan Costa, Rak e Kaíke; Eduardo Henrique, Anselmo, Gustavo Ferrareis, Diego e Alex; Ariel. Já o de preto atuou com: Daniel; Lucas Marques, Eduardo, Lucas Costa e Artur; Fernando Bob, Jair, Andrigo, Anderson e Eduardo Sasha; Léo Ávila.
Ariel e Alex marcaram em coletivo dos reservas do Inter (Foto: Tomás Hammes / GloboEsporte.com)
Vitinho, que sofreu uma contusão no pé direito, seguiu fora. Brenner, que se recupera de uma lesão no ombro esquerdo, ficou aos cuidados do coordenador da preparação física Élio Carravetta. Celso Roth acompanhou o trabalho ao lado do vice de futebol Fernando Carvalho.
O Inter volta aos trabalhos nesta sexta. A atividade está prevista para ocorrer à tarde. O próximo compromisso é só no dia 8 de setembro. Na ocasião, o time de Celso Roth enfrenta o Santos no Beira-Rio para tentar sair da zona de rebaixamento. O duelo será às 21h. Atualmente, os gaúchos estão em 17º com 24 pontos, dois atrás do Coritiba, primeiro fora do Z-4.

+ Mais Informações ››››››

Roger indica time do Grêmio em treino de bola parada sem lateral Edílson

Titular não preocupa para jogo com Botafogo; Henrique Almeida substitui Bolaños
O técnico Roger Machado deu as primeiras pistas sobre a escalação do Grêmio para o jogo com o Botafogo, domingo, às 16h, no Rio de Janeiro. Um trabalho de bola parada encaminhou a equipe titular com os substitutos aos convocados Marcelo Grohe, Pedro Geromel e Bolaños. O lateral-direito Edílson foi preservado da atividade, mas deve voltar aos treinos nesta sexta-feira.
O time titular foi reunido em um trabalho de bola parada em um dos campos do CT Luiz Carvalho. Ramiro substituiu Edílson na lateral direita, e a defesa foi formada por Kannemann e Wallace Reis, como no jogo com o Atlético-MG, todos com coletes amarelos. Henrique Almeida usou colete branco, assim como Douglas e Luan. 
Treino de bola parada mostra time (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
Assim, a provável escalação tem: Bruno Grassi; Edílson, Wallace Reis, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson e Maicon; Douglas, Luan e Henrique Almeida. Depois, Roger separou o time em um trabalho em campo reduzido. Os três jogadores ofensivos vestiam coletes brancos e serviam como coringas.
Uma equipe tinha como objetivo apenas marcar e pressionar o rival. Para atacar no outro campo, o time precisava dar o passe para um dos três jogadores de ataque, posicionados entre estacas. Enquanto isso, o oponente atacava e buscava o gol para ir para o outro espaço novamente atacar.
O atacante Pedro Rocha segue como baixa, ainda com quadro viral e sem treinar na semana. Deve ficar fora do jogo com o Botafogo também - já fora baixa contra o Atlético-MG. Negueba se recupera de lesão muscular e fez corridas no gramado. Ainda não deve retornar no fim de semana.
Ao término da atividade, o técnico gremista ficou ainda alguns minutos conversando com o volante Walace. Orientou e mostrou algumas movimentações para o meio-campista, um dos protagonistas na mudança de formatação tática do Grêmio.
O Tricolor ainda treina nas manhãs de sexta e sábado antes da viagem para o Rio de Janeiro. A logística gremista prevê retorno para Porto Alegre apenas na próxima semana, após o duelo com o Coritiba, no meio da semana.
Henrique Almeida disputa com Wallace (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
+ Mais Informações ››››››

Candidato a prefeito de Redentora é perseguido e ameaçado

Por volta das 17 horas desta quinta-feira (01/09) o candidato a prefeito pelo PMDB de Redentora Nilson Costa teve o carro que conduzia perseguido por outros três veículos lotados de pessoas fortemente armadas.
Segundo informações do candidato Nilson Costa ao Site Observador Regional, o fato ocorreu quando transitava no interior do município, mais precisamente entre as localidades de Vila São João e o Setor Indígena da Stiva.
Conforme Nilson, a perseguição só acabou quando o mesmo avistou uma pessoa na beira da estrada e então parou para pedir socorro, foi quando os veículos e as pessoas que o perseguiam cruzaram por ele apontando as armas em sua direção.
Junto com o candidato Nilson Costa estava outra pessoa na carona, o fato foi registrado na Delegacia de Polícia de Redentora através da ocorrência 401/2016

Fonte: Observador Regional
+ Mais Informações ››››››

RGE tem previsão de três períodos chuvosos para setembro

Crédito:Rádio Liberdade FM
A Rio Grande Energia (RGE), empresa do Grupo CPFL Energia, está com estratégias operacionais definidas para possíveis contingências em virtude de três longos períodos de chuva previstos para setembro. De acordo com o acompanhamento climático do Centro de Operações Integrado (COI) da companhia a tendência climática indica a formação do fenômeno La Niña de fraca intensidade para a primavera.
Conforme o estudo mensal da RGE, o primeiro período de chuva inicia no próximo sábado, dia 3, e se estende até a terça-feira, dia 6 de setembro. O dia mais crítico e com previsão de volume de chuva acima da média e incidência de descargas atmosféricas deve ser no sábado.
O segundo período chuvoso está previsto entre os dias 11 e 14 e o terceiro entre os dias 20 e 25 de setembro. Esse cenário climático é o resultado do esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico na costa do Equador e o aquecimento das águas na faixa entre o Chile e o Peru. Com essas condições, as frentes frias chegam ao Rio Grande do Sul com mais rapidez, mas não permanecem muito tempo sobre o Estado, como em anos anteriores, quando havia influência do El Niño.
Com objetivo de manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE estará mobilizada para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível em caso de temporais. Por causa do volume de ocorrências, o nosso Call Center (0800 970 0900) pode passar por congestionamento em determinados momentos. Entretanto, os consumidores contam outros canais de atendimento para informar à RGE problemas de falta de energia elétrica que são eles:

Pela internet:www.rge-rs.com.br

Pelo SMS Center: em caso de falta de energia envia a palavra LUZ e o código da fatura para o número 27350. Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar enviando a IN (número da instalação) e o código para o mesmo número. O serviço é gratuito.
Aplicativo para smartphone: CPFL e Você, no qual estão disponíveis os serviços da RGE. O aplicativo está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.
Dicas de Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
·Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
·Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
·Afaste-se de janelas e portas metálicas.
·Evite os banhos nos momentos de tempestades.
·Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
· Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.

+ Mais Informações ››››››

INSS começa a convocar por carta quem precisará fazer revisão de benefício por incapacidade

O INSS começou a convocar ontem (1) os segurados para fazer revisão dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A convocação se dará por meio de carta registrada. Quem receber o documento terá 5 dias úteis para agendar a perícia na agência do INSS que atende a sua região, sob pena de perder o benefício.
A revisão tem como principal meta acabar com pagamentos indevidos, onde o beneficiário está apto a trabalhar, mas segue recebendo o valor mensal.Todos os convocados têm idade inferior a 60 anos e os primeiros 75 mil têm idade de até 39 anos.
Em Passo Fundo, conforme informações da agência do INSS, ainda não foi passada nenhuma orientação do governo para o procedimento, mas todas as perícias estão sendo feitas normalmente, por isso, o convocado pode agendar sua revisão.
Em todo o Brasil 1 milhão e 600 mil pessoas deverão passar pelo pente fino do governo, o que pode representar uma parcela pequena em Passo Fundo e região. O agendamento de perícias pode ser feito pessoalmente no INSS local ou pelo fone 135.

+ Mais Informações ››››››

Aulas práticas serão registradas por câmeras

Medida, que passa a valer a partir desta quinta-feira, 1º, será implantada gradualmente em todos os municípios gaúchos
Passou a valer nesta quinta-feira, 1º, a medida de que as autoescolas do Rio Grande do Sul terão registradas em vídeos todas as aulas práticas. Inicialmente, alguns municípios da região metropolitana e Vale dos Sinos passam a usar o sistema, que mostra as aulas em fotos e vídeos. Os registros são de momentos aleatórios, e as fotografias e vídeos são feitos automaticamente e guardados no sistema para que possam ser consultados, caso exista alguma dúvida por parte do aluno ou professor em relação às aulas.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), a implantação do sistema será gradual em todo o Estado, para permitir ajustes técnicos. Já as filmagens das provas técnicas estão previstas para iniciar em 1º de novembro, e a decisão foi tomada devido ao alto índice de reprovação nos exames para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
Os primeiros municípios a utilizar filmagens em aulas práticas serão Alvorada, Bom Princípio, Butiá, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ivoti, Montenegro, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara e Três Coroas e Viamão.

+ Mais Informações ››››››

780 - 02 DE SETEMBRO, SEX - ELIMINAR A CÓLERA OU RAIVA

+ Mais Informações ››››››

Previsão do Tempo para Três Palmeiras

Fonte: Tempo Agora

+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Bebê é encontrado morto em contêiner no centro de Passo Fundo

Créditos: Lucas Cidade/Rádio Uirapuru
No início da tarde desta quinta-feira, um catador de materiais recicláveis encontrou o corpo de um bebê morto em um contêiner, na Rua General Osório, no centro de Passo Fundo.
O bebê estava em um saco de lixo, ainda com o cordão umbilical e a placenta. Em outra sacola foram encontradas roupas adultas femininas, todas sujas de sangue, uma camisa rosa, um pijama branco e uma manta rosa pink.
O catador acionou a Brigada Militar, que informou a Polícia Civil. O comissário Bolner da Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil compareceu ao local.
O caso vai ser investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos da Polícia Civil.

+ Mais Informações ››››››

Presidente do TCE-RS afirma que decisão do STF fortalece impunidade

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Marco Peixoto, defendeu, nesta quinta-feira (01/09), durante a abertura do Encontro Nacional do Instituto Rui Barbosa, região sul, que a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que entendeu que as Câmaras de Vereadores devem apreciar, em última instância, as contas de governo e as contas dos gestores municipais, surpreendeu a todos e que terá repercussões extremamente negativas caso não seja revista. “Na prática, a decisão do STF desnatura o sistema de controle externo que vem sendo construído no Brasil e fortalece os mecanismos políticos que alimentam a impunidade”, afirmou. O presidente do TCE referendou a posição da Associação dos Tribunais de Contas (Atricon) segundo a qual a decisão do Supremo representa imenso retrocesso no controle das contas governamentais e está na contramão dos esforços populares e suprapartidários de combate à corrupção e de moralidade na gestão dos recursos públicos.
Já o conselheiro e ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola, destacou que o evento serve para a troca de experiências e aprimoramentos entre as ouvidorias e corregedorias dos Tribunais de Contas. “Não queremos um controle que seja persecutório, mas sim a prerrogativa de avaliar a qualidade do gasto público. Isto significa que temos a obrigação de medir a efetividade das políticas públicas.”

Francisco Queiroz Filho – Assessoria de Comunicação Social
Assessoria de Comunicação Social - TCE-RS
Contatos: (51) 3214 9870 e 9871
(51) 3214 9705 e (51) 9917 9642
Portal TCE: www.tce.rs.gov.br
Siga-nos em www.twitter.com/tcers
Crédito da foto: Claudir Tigre/ACS TCE-RS
+ Mais Informações ››››››

Comunicado Olimpíadas Rurais CESURG

Infelizmente teremos que adiar a primeira edição das Olimpíadas Rurais CESURG, pois as condições climáticas previstas para o próximo sábado, dia 03, não são favoráveis para que ocorra o andamento adequado das atividades.
O evento será realizado no dia 10 de setembro, então as equipes terão mais uma semana para aprimorarem seus equipamentos 💪.

Assessoria CESURG
+ Mais Informações ››››››

Programa 051 01-09-2016 CEL São Lucas da Vila Progresso


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1567 de 01-09-2016

+ Mais Informações ››››››

Ronda Alta - Abigeato é registrado as margens das ERS 404

Na noite do dia 30, um abigeato foi registrado no município de Ronda Alta.
Na hora da ordenha, por volta das 06h da manhã de hoje, 31, a família Pitol, que reside as margens da ERS 404, sentiram falta de uma das vacas de raça Jersey, então, acabaram dando-se por conta de que a mesma teria sido furtada.
Por volta das 07h, foram informados por populares que havia um animal abatido a beira de uma estrada do interior, aproximadamente 400m de sua residência.
Deslocando-se ao local, foi constatado que um animal de aproximadamente 200kg havia sido abatido. A carne foi levada e os restos mortais, foram deixados no local, juntamente com a faca usada no abigeato.
Segundo informações, por volta das 23h de ontem, os cães daquela localidade estariam inquietos. Supõe-se então, que foi a mesma hora que o crime ocorreu.

Fonte:http://radiocomunitarianavegantes.blogspot.com.br/
+ Mais Informações ››››››

Pela 2ª vez seguida, Chape passa para fase internacional e encara argentino

Verdão do Oeste bate o Cuiabá e avança às oitavas de final da Copa Sul-Americana
A Chapecoense terá compromisso internacional pela Copa Sul-Americana mais uma vez. No ano passado, o Verdão do Oeste fez sua primeira partida oficial fora do país, e o clube gostou da experiência. Nesta temporada, a equipe alviverde passou novamente da fase nacional da disputa continental.
Bruno Rangel marcou duas vezes contra o Cuiabá (Foto: Giba Pace Thomaz/Chapecoense)
Com a vitória sobre o Cuiabá por 3 a 1, na Arena Condá, na noite desta quarta-feira, a Chape chegou às oitavas de final da Sul-Americana. Em 2015, o time foi até as quartas, e o objetivo neste ano é tentar ir ainda mais longe.
Na próxima etapa do torneio, a Chapecoense encara um adversário da Argentina. Pega o vencedor do confronto entre Independiente e Lanús. Duelos com argentinos têm uma boa lembrança para a torcida alviverde. No ano passado, o Verdão enfrentou o River Plate. Apesar da eliminação para os Millonarios, venceu a partida na Arena Condá por 2 a 1, com muita festa dos torcedores. Para Caio Júnior, a conquista é um orgulho. E ele aproveitou para falar dos possíveis adversários.
- Mais uma experiência para o clube com equipes argentinas. A gente tem que ver esse jogo, vai ser no dia 14 (entre Independiente e Lanús). Quem sabe alguém da comissão técnica ser destacado para analisar o adversário - avaliou o comandante.

+ Mais Informações ››››››

Colorados celebram fim de "zica" após vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza

Atacante Aylon marcou dois gols em triunfo e falou de alívio na noite desta quarta-feira
Mais do que os três gols, marcados por atacantes, os colorados lavaram a alma na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio. Com boa atuação e uma vantagem considerável de 3 a 0 sobre o Fortaleza no primeiro jogo das oitavas de final, os jogadores do Inter celebraram o fim da "zica" de 14 partidas sem vitória.
Foram 76 dias de martírio para a torcida, que soltou o grito nas arquibancadas de seu estádio nesta noite. Outra boa notícia foi o primeiro gol de Nico López com a camisa vermelha. Aposta de Celso Roth para o duelo, o atacante Aylon marcou outros dois. Ele comemorou, além da vitória, o retorno à equipe titular depois de longo tempo parado:
– Não é surpresa para mim. Passei um bom tempo machucado. A gente vinha com essa sequência de derrotas. Coincidiu com o tempo que fiquei fora. Antes o Falcão, depois o Celso, voltaram a me dar oportunidade e o importante é que saiu essa zica aí e conseguimos a vitória.
Aylon e Nico López comemoram gol do Inter sobre o Fortaleza (Foto: Ricardo Duarte/Internacional/Divulgação)
O meio-campista Seijas adotou um discurso de retomada de confiança para a sequência do Brasileirão. Ele fez questão de lembrar que a posição desconfortável na tabela do Nacional (17º), na zona de rebaixamento, continua a incomodar o grupo. Por outro lado, lembrou que a Copa do Brasil pode ser um atalho à Libertadores:
– Sabemos que uma vitória hoje não apaga o que acontece no Brasileirão. É importante para recuperar a confiança e sabemos que a Copa do Brasil pode nos dar uma vaga na Libertadores.
Depois da vitória elástica no Beira-Rio, o Inter volta a virar a chave para o Campeonato Brasileiro. Na quinta-feira, dia 8 de setembro, recebe o Santos em Porto Alegre. Com 24 pontos, o time ocupa a 17ª colocação na tabela.

+ Mais Informações ››››››

Sem esboçar time, Grêmio faz treino técnico e tem Roger como "jogador"

Técnico põe trabalho físico em atividade com bola e não se furta de dar piques
Ainda sem esboçar time titular para o jogo com o Botafogo, o Grêmio fez um trabalho técnico e físico na tarde desta quarta-feira, no CT Luiz Carvalho. A atividade pedia uma "troca" de campo em meio ao exercício de posse de bola e pressão na marcação. E neste deslocamento, Roger corria em meio aos jogadores, como se ainda estivesse no grupo tricolor.
O treinador separou dois espaços delimitados próximos de cada área. Pedia pressão dos atletas, enquanto o time rival trocava passes e tentava manter a posse de bola. Quando o tempo se esgotava, fazia os jogadores mudarem de lado no campo, aos berros de "abre a passada", com velocidade alta. Um trabalho técnico e físico integrado.
Roger corre com atletas (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
A atividade não foi longa. Ao final, Douglas brincou e perguntou "só isso?", enquanto estava sentado no gramado. O meia Lincoln participou normalmente do treino, uma dia após levar pancada no tornozelo direito. Pedro Rocha esteve no CT, recuperado de gripe, e fez o mesmo treino físico realizado pelos companheiros nesta terça-feira.
Roger não indicou a equipe que enfrentará o Botafogo, no domingo, às 16h, no Estádio Luso-Brasileiro, em jogo adiado da 19ª rodada do Brasileirão. Sem Marcelo Grohe, Pedro Geromel e Bolaños, com as seleções do Brasil e Equador, respectivamente, deve ter Bruno Grassi, Kannemann e Henrique Almeida entre os titulares. O Tricolor ainda treina na tarde de quinta e sexta, além da manhã de sábado, quando viaja para o Rio.
Técnico cobrou posse de bola e marcação (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
+ Mais Informações ››››››

À QUEM POSSA INTERESSAR

http://panela-de-pressao.blogspot.com.br/
    Aqui o humor toma conta de você...Mas tenha cuidado este blog poderá viciar você...
+ Mais Informações ››››››

Prorrogado o prazo para sacar os R$ 880 do abono do PIS-Pasep

O benefício é referente ao ano-base 2014 e tem valor equivalente a um salário mínimo. Saiba quem tem direito ao dinheiro
Foto: Genaro Joner / Agencia RBS
O governo prorrogou mais uma vez o prazo para o saque do abono salarial do Pis-Pasep (ano-base 2014). A data limite para o resgate, que era 30 de junho, foi ampliada até esta quarta-feira e agora, até 31 de dezembro. Quase um milhão de trabalhadores ainda não sacaram o benefício, que equivale a um salário mínimo, de R$ 880.
O valor está disponível nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil. No Rio Grande do Sul, até esta quarta, mais de 50 mil trabalhadores não haviam sacado o abono – sendo mais de 10 mil deles em Porto Alegre. Os demais beneficiários estão principalmente em Caxias do Sul, na Serra, em Passo Fundo, no Norte do Estado, e em Pelotas, na Região Sul.
O trabalhador terá direito ao abono salarial se estiver cadastrado no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos em 2014, ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014 e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais.

+ Mais Informações ››››››

Emater na Expointer: saiba como se livrar das pragas da lavoura

A Emater/RS-Ascar está aguardando os visitantes na quadra nove, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar. Neste espaço, quem for à feira poderá conhecer as técnicas disponíveis para manter as pragas e patógenos longe das lavouras de milho e soja por meio do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e reduzir o custo da lavoura.
O MIP é uma tecnologia de monitoramento da população de insetos e pragas nas lavouras agrícolas que é colocada em prática pela Emater/RS-Ascar em 53 municípios do Estado e, pela primeira vez, está na Expointer. O trabalho tem como objetivo fazer com que os produtores do Estado adotem um manejo eficiente de pragas que atacam as lavouras, explica o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Martins Costa.
O agrônomo ressalta ainda que o MIP é indicado porque reduz, principalmente, o uso de inseticidas e de fungicidas nas áreas monitoradas e isto resulta na diminuição do custo da lavoura porque o produtor gasta menos com a compra de defensivos e ainda preserva o meio ambiente e cuida da saúde da humana.
A metodologia de Manejo Integrado de Pragas (MIP) a ser empregada nas lavouras de soja é diferente da utilizada no milho. Na Expointer 2016 há milho plantado para que os agricultores vejam, na prática, como se utilizam armadilhas com feromônios que atraem as mariposas (forma adulta da lagarta do milho) para verificar a ocorrência e frequência de pragas na lavoura para saber quando e quanto de defensivo deve ser aplicado.
No caso da soja o monitoramento é feito por meio de inspeções semanais para verificar o número e o tamanho das pragas existentes na lavoura, assim como o nível de danos ocasionados em relação ao estágio de desenvolvimento da planta. Para estas inspeções usa-se o pano de batida, que consiste em um pano de 1m x 1,5m de largura, de cor branca, que é colocado numa fileira de soja para coletar amostras das pragas e identificar inimigos naturais.
A quantidade de insetos que aparecem no pano de batida é contabilizada pelo produtor e as informações são lançadas em uma ficha de controle. Assim, os agricultores sabem quando haverá a necessidade de aplicação de defensivos agrícolas, os produtos recomendados, dosagem e aplicação correta.
Em Palmares do Sul, por exemplo, com o monitoramento da lavoura de soja foram reduzidas em quatro as aplicações de inseticidas, reduzindo em R$ 200 o custo do hectare da lavoura, explica Alex Côrrea, agrônomo da Emater/RS-Ascar em Palmares do Sul.
A Emater/RS-Ascar conta com uma área de 14 mil m² onde são demonstradas as ações institucionais, desenvolvidas em formato de Dia de Campo, método desenvolvido durante todo o ano para motivar o público assistido pela Emater/RS-Ascar a adotar as tecnologias, sociais, econômicas e ambientais. “Assim, além de ouvir as explicações e demonstrações, os visitantes poderão tirar dúvidas e conhecer na prática as ações desenvolvidas nas mais diversas áreas e com os públicos indígenas, quilombolas, agricultores familiares, pescadores artesanais e pecuaristas”, ressalta.

+ Mais Informações ››››››

Acidente envolve ônibus que faz a linha Passo Fundo/Porto Alegre

Há poucos instantes foi registrado um acidente de trânsito na BR 386, no trecho entre os municípios de Estrela e o trevo de Bom Retiro do Sul, envolvendo um ônibus da empresa Unesul e um veículo de passeio. O coletivo estava fazendo a linha Passo Fundo/Porto Alegre.
Segundo informações preliminares repassadas pela Polícia Rodoviária Federal de Lajeado, os passageiros do ônibus não ficaram feridos. Inclusive, outro veículo da Unesul já está no local para dar prosseguimento à viagem.

+ Mais Informações ››››››

779 - 01 DE SETEMBRO, QUI - A FELICIDADE E A VIRTUDE

+ Mais Informações ››››››

Previsão do Tempo para Três Palmeiras

Fonte: Tempo Agora

+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Acadêmicos do Curso de Agronomia realizam ação social


No dia 27/08/2016, os acadêmicos da primeira turma do curso de agronomia do Cesurg/Marau realizaram uma ação social através do plantio de cem mudas de árvores frutíferas nativas da região.
O trabalho foi concretizado com o apoio da empresa BRF e do Departamento de Meio Ambiente (DEMA) do município, e a condução dos trabalhos, bem como definição das técnicas de plantio e tratos culturais ficaram a cargo dos alunos.
O projeto tem por objetivo a implantação de uma cortina vegetal junto à uma estação de tratamento de esgoto cloacal do Bairro Constante Fuga, além da recuperação de uma área onde havia um canal para condução de água até a empresa Fuga Couros S/A. Com o fechamento do canal por motivos de saúde pública, restou a área com solo desprotegido e vulnerável à erosão.
A ação busca mitigar os danos ocasionados pela erosão hídrica, além de reduzir o impacto visual e odores provenientes da estação de tratamento, bem como servir para alimentar a fauna do local e moradores da área vizinha, uma vez que as espécies plantadas são em sua totalidade compostas por frutíferas nativas como guabijú; guabiroba; pitanga e cereja.
As atividades no local envolvem além do plantio, o acompanhamento pelo período de quatro anos do desenvolvimento das mudas, através de replantios; capinas; cuidados com insetos prejudiciais (principalmente formigas), com o objetivo de viabilizar no mínimo 90% das mudas em bom estado ao final do período.

Assessoria de comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé de 31-08-2016


+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1566 de 31-08-2016

+ Mais Informações ››››››

Detran alerta: cuidado com e-mails falsos sobre suspensão da Carteira de Habilitação

Órgão estadual emitiu nota nesta nesta terça-feira sobre mensagem que chega aos motoristas e que pode conter vírus
Foto: Reprodução / Detran/RS / Detran/RS
O Detran/RS fez um alerta oficial nesta terça-feira aos condutores gaúchos: não acreditem em um e-mail com suposto comunicando sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É falso, e o arquivo que a mensagem traz por conter vírus que pode prejudicar o computador do usuário.
Para tranquilizar os condutores, o Detran/RS avisa que a verdadeira notificação de suspensão da CNH ocorre somente via correio, com aviso de recebimento. Quando impossibilitada a entrega da correspondência, a notificação ocorre por meio de edital publicado no Diário Oficial do Estado e no site do DetranRS.
Suspensão
A suspensão da CNH acontece quando o condutor atinge 20 ou mais pontos em seu prontuário ou quando comete qualquer infração de trânsito com previsão legal da suspensão do direito de dirigir: dirigir sob influência de álcool, participar de 'rachas' ou excesso de velocidade além de 50% da máxima permitida para o local.

+ Mais Informações ››››››

Acadêmicos do CESURG marcam presença na Expointer

Contando com a participação de mais de 2 mil expositores reunidos em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, RS, foi aberta oficialmente a Expointer no último sábado, 27 de agosto. Buscando marcar a presença do CESURG no evento anual, mais de 50 acadêmicos dos cursos
de Agronomia e Medicina Veterinária da unidade de Sarandi puderam acompanhar o primeiro dia de exposição, mantendo contato com o que há de mais moderno no agronegócio brasileiro.
De acordo com a professora Engª. Agrª. Janine Pilau, coordenadora do curso de agronomia do CESURG, o contato com novas tecnologias é algo muito proveitoso para os acadêmicos de ambos os cursos, uma vez que traz a oportunidade de ter uma nova visão da área. “Um evento como a
Expointer, que é a maior exposição agropecuária da América Latina, só tem a contribuir com o aprendizado dos alunos”, afirma ela. “A feira engloba o que há de melhor na genética das diferentes espécies de animais, além das tecnologias mais avançadas para o desenvolvimento do campo”.
Ainda segundo Janine, a Expointer demonstra a força que a agropecuária tem para o Rio Grande do Sul e para o país, bem como a sua importância para a economia. “O agronegócio movimenta anualmente em torno de 22% do PIB do Brasil e é responsável pela geração de quase 37% dos empregos em 2016”, diz ela, concluindo em seguida: “Ter noção da grandeza dessa área é crucial para os profissionais que querem ingressar no mercado de trabalho”.
A Expointer abrange uma variada gama de produtos e serviços, como máquinas, implementos, produtos relacionados à agropecuária e exposição e comercialização de reprodutores das diferentes espécies de animais domésticos, estendendo-se até o dia 4 de setembro.

Fonte:Assessoria CESURG
Foto: Divulgação Expointer
+ Mais Informações ››››››

Motorista embriagado é preso após colidir em viatura da Brigada Militar

Na tarde desta terça-feira foi registrado um acidente de trânsito entre três veículos na Av. Presidente Vargas, em frente a agência do Banrisul, no bairro São Cristóvão. O motorista que causou o acidente estava embriago e foi preso.
Um Volkswagen Golf, com placas de Passo Fundo, trafegava no sentido São Cristóvão/Centro, quando teve a frente fechada por outro automóvel, que não parou. O motorista do Golf acabou perdendo o controle do veículo e colidiu em uma viatura Chevrolet Spin da Brigada Militar, que estava estacionando em frente ao Banrisul.
Uma caminhonete Toyota Hillux que estava estacionada foi atingida na traseira.
O motorista do Golf, Sérgio Henrique Batalha de Oliveira, apresentava sinais de embriaguez e foi submetido ao teste do bafômetro, o qual acusou 0,88 mg/l. Ele foi preso.
A soldada que dirigia a viatura foi encaminhada para atendimento médico.

+ Mais Informações ››››››

778 - 31 DE AGOSTO, QUA - VIVER E APROVEITAO O TEMPO

+ Mais Informações ››››››

Previsão do tempo segundo o Tempo Agora

Fonte: Tempo Agora

+ Mais Informações ››››››

Operação NPK cumpre mandados de busca e apreensão para frear adulteração de fertilizantes

A cidade de Gaurama é a única do Alto Uruguai onde o Ministério Público esta cumprindo mandado de busca e apreensão.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Região Metropolitana e Taquari e o Sistema Integrado de Investigação Criminal (Siscrim), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Brigada Militar, cumprem 36 mandados de busca e apreensão em 27 cidades – 25 no RS, uma no Paraná e outra em Santa Catarina. A Operação NPK investiga dois grupos que atuam na adulteração e falsificação de adubos e fertilizantes para a posterior venda.

São investigados os crimes de participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, estelionato, bem como contra as relações de consumo. São cumpridos, também, dez mandados de busca e apreensão de caminhões, veículos e implementos agrícolas, bens adquiridos com dinheiro obtido com os crimes. Haverá entrevista coletiva à Imprensa às 10h30min, na Promotoria de Justiça de Lajeado.

A Operação NPK iniciou a partir de informações encaminhadas pela Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa. Conforme as investigações, um dos grupos tem base de atuação em Colinas; o outro, em Lajeado e Arroio do Meio. Eles são responsáveis por crimes que lesavam milhares de produtores rurais, enganados ao comprarem adubo para suas lavouras. Segundo o Promotor de Justiça Reginaldo Freitas da Silva, que coordena a operação, a fraude consistia na mistura de outros produtos a fertilizantes que eram comprados de forma regular ou irregular (originados de desvios em portos brasileiros e designados como varredura), fazendo com que houvesse um aumento do produto original. Os investigados acondicionavam o adubo em sacos com marcas comerciais conhecidas ou com a respectiva etiqueta de classificação (NPK), que não correspondia à realidade do produto. O fertilizante era vendido como se fosse de um NPK específico e superior; contudo, as sacas não continham os nutrientes indicados na embalagem ou existiam em quantidade bem inferior. Assim, o produtor rural acabava pagando o preço de mercado por um produto adulterado ou mesmo falsificado.

Os fertilizantes minerais sólidos fornecem basicamente os macronutrientes primários: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K). Suas fórmulas variam com a concentração desses nutrientes e são comumente chamados de misturas NPK, daí o nome da operação. Os produtos tinham pouca ou nenhuma concentração desses nutrientes, conforme testes que foram realizados pelo Lanagro, do Mapa.

Segundo a Chefe da Divisão de Defesa da Superintendência Federal do Ministério Agricultura, Ana Stepan, as empresas registradas no Ministério da Agricultura não estão envolvidas no esquema fraudulento, ou seja, suas marcas comerciais foram utilizadas indevidamente pelos fraudadores.

As cidades onde são cumpridos os mandados são Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Candelária, Carazinho, Chiapeta, Colinas, Estrela, Flores da Cunha, Gaurama, Ibirapuitã, Júlio de Castilho, Lajeado, Panambi, Pareci Novo, Planalto, Rio Pardo, Saldanha Marinho, Santa Cruz do Sul, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Pedro das Missões, São Sebastião do Caí e Venâncio Aires, bem como em Colombo (Paraná) e Correia Pinto (Santa Catarina).
Fonte: AUOnline
+ Mais Informações ››››››

Previsão do Tempo para Três Palmeiras hoje

Fonte: CLIMA TEMPO

+ Mais Informações ››››››

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Curso de Agronomia aborda assuntos pontuais em palestra

A primeira turma do Curso de Agronomia do CESURG - campi Marau, realizou neste sábado, dia 27, duas palestras na disciplina de
Introdução à Agronomia.
A primeira palestra foi proferida pela Zootecnista Me. Valdéria Biazus, sobre Integração Lavoura x Pecuária, e a segunda palestra sobre Controle de Helicoverpa armigera em soja e pontes verdes (milho, aveia, azevém, nabo e canola), realizada pela Eng. Agr. Me. Crislaine Sartori Suzana, bem como sobre os trabalhos de pesquisa e extensão de ambas as palestrantes durante o mestrado e agora no doutorado.
A próxima palestra será realizada no sábado dia 17, sobre Controle de Phakopsora pachirhizi com diferentes volumes de calda na cultura da soja.


Assessoria de comunicação CESURG
+ Mais Informações ››››››

Vereador é encontrado morto em Novo Barreiro - RS

O servidor público municipal e vereador de Novo Barreiro, Claudir João Ludvig, mais conhecido como gordo, foi encontrado na manhã de hoje dia 30 de agosto, enforcado em sua propriedade na localidade de Três Passinhos em Novo Barreiro.
Claudir tinha 42 anos e era funcionário público a muitos anos, e foi eleito vereador para o período de 2012 a 2016. Nas próximas eleições, não disputava vaga na Câmara municipal. O Velorio esta ocorrendo na capela mortuária da funerária Rainha da Paz, celebração de despedida e sepultamento serão realizados amanha, quarta-feira.

+ Mais Informações ››››››

PROGRAMA DO STR DE 30-08-2016

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1565 de 30-08-2016

+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros