Nossos Parceiros

sábado, 18 de junho de 2016

Programa Encontro com Deus de 18-06-2016

+ Mais Informações ››››››

Programa Informativo Paroquial de 18-06-2016

+ Mais Informações ››››››

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Programa Talentos da Liberdade edição 315 de 17-06-2016

+ Mais Informações ››››››

Brigada Militar aborda motociclista sem habilitação

Na noite deste dia 17 a BM abordou dois jovens que pilotavam uma moto na Praça 12 de Maio,possivelmente sem habilitação.
+ Mais Informações ››››››

Festa Junina da Escola Municipal Alberto Pasqualini

Na tarde desta sexta feira dia 17 a Escola Municipal Alberto Pasqualini realizou no seu salão de esportes a Festa Junina 2016, com a presença das demais Escolas do Município de Três Palmeiras, e comunidade.
Assista o Vídeo para visualizar as fotos e as filmagens realizadas por nossa reportagem.

+ Mais Informações ››››››

Palpitão Entre Amigos



O palpitão Entre Amigos está sendo um sucesso em Três Palmeiras.

O PALPITÃO GREMISTA ACUMULOU Pra domingo 19-06-2016 às 19:00.

Já o PALPITÃO COLORADO teve 6 ganhadores.


Relação dos Sortudos:
Wagner.
Guilherme.
Faustino.
Alexandre.
Edmilson.
Leandro.


Próxima rodada tem os seguintes confrontos:



Figueirense contra o Internacional no Orlando Scarpeli as 16:00 de domingo 19-06-2016









Grêmio contra o Cruzeiro na Arena do Grêmio em Porto alegre as 19:00 de domingo 19-06-2016










Você que ainda não participou, não perca tempo. São apenas $2,00 para dar o seu palpite no Grêmio ou no Internacional, sendo que, em todas as rodadas, o Palpitão está sendo realizado. Boa sorte!!!

Os pontos de palpite são:
Saborella Pizzaria.
Mercado e Confecções Silveira.
Padaria Sonho Meu.
Instaladora Eccher.
Bar e Cancha de Bochas do Antoninho.
Clube Guarani.

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1516 de 17-06-2016

+ Mais Informações ››››››

Taça Cotrisal- Resultado jogos 2° Fase 16-06-2016


+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras na manhã desta sexta-feira

Sobre forte neblina estava Três Palmeiras as 07:30 da manhã 17-06-2016

Rua Alberto André Pezzini coberta de neblina

Não enxerga o Centro da cidade de tanta neblina

Cadê a Rádio Liberdade e a Cotrisal?

Avenida das Palmeiras via Rádio Liberdade

Avenida das palmeiras via Centro
Hoje no município as temperaturas irão variar entre 13° e 18° e o esperado é uma chuva de 3mm. Conforme o site TEMPO AGORA.


Créditos na foto: Celular HAHAHA
+ Mais Informações ››››››

PASSO FUNDO - MORRE O EX-CONSUL DA ITÁLIA CAVALIERI ALDO ALESSANDRI

Faleceu na manhã desta quinta-feira (16), o ex-cônsul da Itália em Passo Fundo, o Cavalieri Aldo Alessandri, aos 86 anos. Integrante do Comitato Piazza Itália de Passo Fundo.
Natural de Roma, foi radicado em Passo Fundo há 64 anos.
Deixa a esposa Elohy Lurdes Bertoldo Alessandri e dois filhos, Leonardo e Adriana.
Idealizou diversos monumentos pela cidade, como na praça em frente ao colégio Cecy Leite Costa, em 1975, homenageando o Centenário da Imigração Italiana. Em 1999, surge o segundo monumento, na rua General Neto, em homenagem aos imigrantes italianos e todas às etnias. Também foi idealizador da Praça Itália, localizada na Av. Sete de Setembro, entre as ruas Nascimento Vargas e Teixeira Soares. O espaço conta com seis monumentos que remetem a cultura italiana.
Apresentou um programa em língua italiana na antiga rádio Municipal.
No ano de 2005, foi construído o monumento em homenagem aos 130 anos da imigração italiana, na avenida Presidente Vargas. O último foi o Nativo, erguido em 2007 em frente à Câmara de Vereadores e à prefeitura em homenagem ao Sesquicentenário de Passo Fundo. Aldo Alessandri criou ainda, em parceria com a administração municipal, o Museu dos Imigrantes, que tem peças de várias nações do mundo.

Fonte:Rádio Jornalismo Uirapuru

+ Mais Informações ››››››

725 - 17 DE JUNHO. SEX - MENSAGEM, AS SETE VERDADES DO BAMBÚ

+ Mais Informações ››››››

725 - 17 DE JUNHO. SEX - MENSAGEM, AS SETE VERDADES DO BAMBÚ

+ Mais Informações ››››››

CESURG - MARAU - disponibiliza MBA em Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento Regional

Já estão abertas as inscrições no CESURG|MARAU do Curso de Pós-Graduação de MBA em Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento Regional, disponibilizado através de uma parceria entre o CESURG e o SESCOOP/RS.

O curso terá início no dia 15 de e julho e estender-se-á por 3 semestres, tendo uma carga horária total de 390 horas, mas a grande novidade é a possibilidade de bolsa de 70% SESCOOP/RS para associados de cooperativas.

O curso tem como objetivo somar ao desenvolvimento do cooperativismo e das cooperativas na região por meio da educação para a gestão do empreendimento cooperativo. A proposta pedagógica visa desenvolver tecnologias que sigam uma metodologia vivencial, articulando teoria e prática.

A formação fomenta o desenvolvimento regional sustentável por meio do potencial da proposta cooperativista e da economia da cooperação.

A proposta pedagógica visa desenvolver tecnologias que sigam uma metodologia vivencial, articulando teoria e prática. A formação fomenta o desenvolvimento regional sustentável por meio do potencial da proposta cooperativista e da economia da cooperação.
MAIS INFORMAÇÕES: pos.marau@cesurg.com.br (54) 3342 4276 Horário: 13:30 às 17:30 e 19:00 às 22:30.

HORÁRIO DAS AULAS Sextas-feiras das 19h às 22h30 Sábados de manhã das 8h às 12h Sábados à tarde das 13h às 17h Encontros quinzenais LOCAL DAS AULAS Campus do CESURG. Vagas limitadas.

Assessoria - Joel De Brito
+ Mais Informações ››››››

Programa Água Limpa liga o poço número 144

Linha Bela Vista em Iraí é atendida, com 25 famílias recebendo água potável.

Na última semana o Programa Água da Creluz chegou a comunidade da Linha Bela Vista, Município de Iraí, beneficiando cerca de 25 famílias com a ligação de forma gratuita de mais um poço artesiano, o de número 144.

Para que a eletrificação acontecesse, a Cooperativa recuperou cerca de 2 quilômetros de rede, transformando de monofásica para trifásica, assim além da água potável, a comunidade receberá também uma energia de melhor qualidade, que permite a ampliação das atividades produtivas das propriedades rurais.

Na última semana, técnicos da Cooperativa visitaram a comunidade para entregar o projeto aos associados e explanar sobre os trabalhos, programas, ações e indicadores da Creluz nestes 50 anos de atuação.

O programa social água limpa, foi criado com o objetivo de apoiar associações comunitárias de poços artesianos, localizados na área de atuação da Creluz, visando melhorar a qualidade de vida da população, levando saúde e bem-estar às famílias. O programa é financiado com verba social da própria Cooperativa, os beneficiários recebem gratuitamente toda a estrutura de rede elétrica para alimentar as moto bombas dos poços artesianos.

O presidente da Creluz, Elemar Battisti, destaca que este é um dos mais importantes programas desenvolvidos pela Cooperativa ao longo dos seus 50 anos, afinal influencia diretamente na qualidade de vida de milhares de famílias, principalmente na área rural.
Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz
+ Mais Informações ››››››

MPT notifica frigorífico Adelle Foods

Na tarde desta quinta-feira, 16, a equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) encerrou a força-tarefa na empresa Adelle Foods (pertencente ao grupo Labema Alimentos Ltda). Iniciada na terça-feira, 14, a operação reúne 14 integrantes na equipe de avaliação, que concluiu e emitiu uma Notificação Recomendatória para que a empresa se adeque a 40 situações referentes à legislação trabalhistas, com prazos que variam entre 24 horas a 120 dias. A notificação foi entregue ao diretor-administrativo da empresa, Carlos Norberto Favero, e a executivos do empreendimento.

A Adelle Foods deve enviar os relatórios que informam o andamento do cumprimento dos itens nos dias 21 de junho, 16 de julho e 16 de agosto, além de comparecer à sede do MPT, em Passo Fundo, no dia 16 de setembro, para a audiência administrativa, que demonstrará o cumprimento de todas as recomendações. Esta é a quarta força-tarefa realizada neste ano e a 34ª de toda a operação.

A empresa seberiense tem, ao todo, 642 empregados, e a capacidade máxima de abate é de dois mil suínos por turno.

Thiago Henrique/AU
+ Mais Informações ››››››

Sarandi - 600 mudas nativas são plantadas no Distrito Industrial Germano de Cézaro

 A prefeitura municipal de Sarandi, através do Departamento do Meio Ambiente realizou recentemente o Plantio de mudas no Distrito Industrial Germano De Cézaro, localizado na BR 386 KM 131. A ação teve por objetivo realizar a arborização do local e também embelezá-lo para a inauguração oficial que ocorre no dia 24 de junho, as 18:00 em evento alusivo à programação da Semana do Município 2016.

Segundo a bióloga do departamento de meio ambiente, Simone Carla Tomazi, no total foram plantadas 600 mudas nativas conforme especificado na Licença de Instalação n° 1250/2012. Ela reitera que a Prefeitura Municipal fez uma parceria com a CRELUZ, que doou as mudas para a compensação ambiental na área do Distrito.

“É importante o plantio das mudas para a área, pois proporciona o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentável, uma vez impactada pela atividade de implantação do Novo Distrito Industrial Germano De Cézaro”, disse Simone.

Após o plantio, o caminhão de bombeiros foi acionado para irrigar as mudas. A atividade também contou com o apoio da equipe da vigilância sanitária.
Fonte: NorteRS - P.M.Sarandi - Joel De Brito
+ Mais Informações ››››››

Liberato Salzano pode ter consenso para as próximas eleições


+ Mais Informações ››››››

Colisão na ERS 324 deixa um ferido

 Na tarde desta quinta-feira (16) foi registrado um acidente de trânsito na ERS 324, no trecho conhecido como Curva dos Bier. O choque envolveu dois veículos e deixou uma pessoa ferida.

O veículo Blazer, placas de Marau, seguia no sentido Passo Fundo/Marau, pela pista principal, quando foi atingido por um Gol, placas de Itá, que vinha no sentido contrário.Conforme informações repassadas pelo motorista da Blazer, o veículo Gol perdeu o controle da direção e invadiu a pista contrária, resultando no choque.

O motorista do veículo Gol, que estava sozinho, teve lesões leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e SAMU de Passo Fundo. Já o outro motorista, que também estava sozinho, não se machucou.

A Polícia Rodoviária de Passo Fundo realizou a orientação do trânsito até a retirada dos carros da pista principal. Chovia no momento do acidente.

Fonte/fotos: Vang FM/JM
+ Mais Informações ››››››

Vira-lata Guri, de 1 ano e meio, sobrevive à facada na cabeça

A Polícia Civil de Estância Velha, na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, investiga quem atingiu um cão com um golpe de facão.

Guri, de 1 ano e meio, como é conhecido o pequeno vira-lata, foi encontrado na tarde da última sexta-feira (10) por guardas municipais em uma praça da cidade. Ele tinha um facão cravado na cabeça.

Os agentes municipais tentaram resgatar o cão, que acabou fugindo do local e se escondendo em uma residência nas proximidades da praça. Os guardas municipais conversaram, então, com a dona do cachorro, que o levou imediatamente ao veterinário. Guri foi anestesiado e o facão, retirado de sua cabeça.

Nesta terça-feira (14), o animal deve passar por um procedimento cirúrgico no olho. Seu estado de saúde é estável e inspira cuidados.

Ainda não há suspeito de quem possa ter agredido o animal. Segundo a Polícia Civil, ferir ou mutilar animais domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, conforme lei federal, e o agressor pode cumprir pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.
+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Taça Cotrisal- Jogos 2° Fase


+ Mais Informações ››››››

Passo-fundenses no regime semiaberto são capturados após assalto em Guaporé




Ação policial, com profissionais de várias unidades da Polícia Civil e da Brigada Militar da região, visa à localização e prisão de mais três assaltantes que roubaram uma residência, na divisa dos municípios de Guaporé e Anta Gorda, na manhã desta quinta-feira, 16/06. O assalto aconteceu por volta das 10h.
Dois homens já foram presos, nas proximidades da ERS 129, em Serafina Corrêa, durante perseguição policial, que culminou com a perda de controle da Toyota Hilux, placas INO-3393, usada na fuga. No veículo, os policiais encontraram duas espingardas, calibres 12 e 32, e bastante munição.
Os presos até o momento foram identificados como: Ederson Riasyk Porto e William Lucas. Ambos cumprem pena no regime semiaberto do Presídio Regional de Passo Fundo.
O outro carro, um Gol, cor prata, ainda não foi localizado.
As autoridades da segurança pública solicitam a colaboração da comunidade. Caso vejam algo estranho devem entrar em contato através dos telefones 190 (Brigada Militar) e 197 (Polícia Civil).
Agentes da Polícia Civil de Marau, incluindo o Delegado Norberto, participam da ação. A Brigada Militar de Casca, Camargo e Nova Alvorada também foi mobilizada.

Fonte: Rádio Alvorada - Marau
+ Mais Informações ››››››

INCÊNDIO ATINGE SETE CASAS EM CAXIAS DO SUL

Foram necessários três caminhões dos bombeiros e um caminhão-tanque do Samae para conter fogo.

Um incêndio atingiu sete casas na tarde desta quarta-feira, em Caxias do Sul. As chamas iniciaram em uma residência na rua das Arapongas, no bairro Vila Ipê. Ao todo, foram três casas destruídas totalmente, uma foi parcialmente atingida e outras três ainda tiveram pequenos danos.
Segundo informações de testemunhas, o fogo teria iniciado em uma casa que fica abaixo do nível da rua. Dentro da residência estaria apenas uma criança 12 anos, que foi salva pelos vizinhos. A criança foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em seguida encaminhada para a casa de uma tia.
As chamas se alastraram rapidamente e, além da primeira casa, outras seis residências foram atingidas. Como o local é de difícil acesso, os bombeiros demoraram para conseguir se aproximar do incêndio.
Após a chegada da corporação, o fogo foi contido de forma rápida. Foram necessários três caminhões dos bombeiros e um caminhão-tanque do Samae para conter o incêndio.

Fonte: AUONLINE
+ Mais Informações ››››››

Homem é preso após descomprimir medida protetiva em Entre Rios do Sul

Foi preso na tarde da última quarta-feira (15), pela Polícia Civil de Entre Rios do Sul, um homem acusado descumprir uma metida protetiva deferidas pelo Poder Judiciário em favor de sua ex-companheira. Segundo o delegado Gustavo Ceccon, responsável por aquela delegacia, Em razão dessa situação, a autoridade policial representou junto ao Juízo pela decretação da prisão preventiva. Deferido o pedido o homem foi preso encaminhado para o Presídio Estadual de Erechim, local que permanece a disposição da Justiça.

Fonte: jornalbomdia
+ Mais Informações ››››››

Trabalhadores rurais fazem ato contra a reforma da previdência

Milhares de Trabalhadores rurais do Brasil ligados à Contag e suas 27 Federações realizam manifestações em todos os estados e Distrito Federal desde a manhã desta quinta-feira, (dia 16). Os sindicalistas são contrários à proposta de reforma da Previdência Social, que prevê a elevação da idade de homens e mulheres do meio rural para 65 anos. Hoje é 55 para a mulher e 60 ao homem. Em Passo Fundo os trabalhadores rurais já estiveram em frente à Catedral e a Sede da Previdência Social.
No Rio Grande do Sul, a Fetag está organizando ações em cinco municípios: Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Ijuí e Passo Fundo. O foco principal da ação é a Previdência Social, mas também ocorrerão protestos contra a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a parada no setor de habitação rural.
Além de atos junto às Gerências Executivas do INSS, não estão descartadas ações em agências da Caixa Econômica Federal e do governo federal ligado à agricultura. Em todos os locais será entregue um documento às Gerências Executivas do INSS, que contém a importância da agricultura familiar e de sua aposentadoria para a manutenção das famílias no meio rural.



















Fonte: PN Notícias
+ Mais Informações ››››››

Programa 040 16-06-2016 CEL São Lucas da Vila Progresso

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade Edição 1515 de 16-06-2016

+ Mais Informações ››››››

Programa Mistérios da Fé de 16-06-2016

+ Mais Informações ››››››

724 - 16 DE JUNHO, QUI - PEQUENAS ATITUDES QUE AJUDAM A TOMAR A DECISÃO CERTA

+ Mais Informações ››››››

Erechim - Suspeitos de latrocínio são presos pelo DEFREC

Policiais da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Erechim (DEFREC) prenderam nesta segunda-feira (13), duas pessoas suspeitas de latrocínio ocorrido no município no último dia 28/5.

Segundo informações, na ocasião, um agricultor foi morto com golpes de machado por quatro indivíduos que subtraíram uma motosserra, um cortador de grama, uma espingarda calibre .36 e uma espingarda de pressão da propriedade da vítima na localidade conhecida como linha América.

Conforme o delegado Gustavo Ceccon, após a prisão em flagrante de um homem que teria comprado os objetos roubados, a polícia identificou os suspeitos do crime e representou pelas prisões preventivas. Os outros dois envolvidos no latrocínio estão sendo procurados. Os presos, após os procedimentos legais, foram recolhidos ao sistema penitenciário.

CLIQUE AQUI PARA RELEMBRAR O CASO:

+ Mais Informações ››››››

Creluz distribui mais de 10 mil mudas na semana do meio ambiente

O mês de junho começa com a semana da ecologia e o dia 05 é o dia mundial do meio ambiente. Nesta temporada aumenta a procura das entidades da região por mudas de árvores nativas produzidas pela Creluz em seu Horto Florestal.

As mudas de espécies que compõem a flora nativa regional são fornecidas sem custo para associados e entidades para o plantio em áreas de reflorestamento e preservação.

A Cooperativa contribui com as mudas para que municípios, entidades, escolas, organizações não governamentais (ONG’s) e universidades, possam promover ações despertando a atenção da comunidade regional para a importância do cuidado com o meio ambiente e a natureza.

Nesse sentido, o Curso de Química Industrial da Universidade Regional Integrada (URI), Campus de Frederico Westphalen, juntou estudantes e professores para distribuir mudas de árvores a população da Cidade. O ato aconteceu na quinta 09, na Praça da matriz em Frederico Westphalen.

Plantas oriundas do Horto Florestal da Creluz também foram levadas para Taquaruçu do Sul, Novo Barreiro, Nonoai, Sarandi, Miraguaí, Alpestre e Braga. Em Nonoai, um programa ecológico integra Emater e a população indígena para efetuar o reflorestamento. Nas últimas duas semanas mais de 10 mil mudas foram retiradas em Pinhal.

O presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, destaca que entidades e municípios de fora da área de atuação da Cooperativa já se socorrem no Horto para a retirada de mudas. Para Battisti, o importante é a empresa estar sempre pronta para contribuir com recuperação e a preservação da natureza.

Fonte: Edevaldo Stacke/Ascom Creluz

CONHEÇA O PROJETO PLANTANDO LIBERDADE

+ Mais Informações ››››››

Instituto Federal Farroupilha promove curso de livre extensão

Inscrições encerram nesta sexta-feira, 17
Com o tema “Educação e Cidadania. Como ser um eleitor melhor", o Instituto Federal Farroupilha - Campus de Frederico Westphalen promove um curso de livre extensão, nos dias 21, 23, 28 e 30 de junho. Serão oferecidas 40 vagas externas e cinco internas, carga horária de 20 horas, com certificação.

Entre os temas abordados estão corrupção (demonstrando que ela vai muito além dos políticos), crimes eleitorais e de improbidade administrativa e o papel dos políticos e dos poderes Executivo e Legislativo. O curso ocorre das 19h às 22h30min, no Instituto Federal Farroupilha, antigo Cafw. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 17. Dúvidas: alexandre.monteiro@iffarroupilha.edu.br.
Fonte: JFN
+ Mais Informações ››››››

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), inaugurou o Centro Oncológico Infantojuvenil.

Foto: Felipe Souza / DM
A área com cerca de 250m², atenderá a demanda para o tratamento hemato-oncológico infantil

Referência quando o assunto é saúde, o Hospital São Vicente de Paulo atende mais de 300 cidades da região. Neste momento, além dos atendimentos às demais idades, o Hospital volta seus olhares para a criação do Centro Oncológico Infantojuvenil, inaugurando no início da noite de, terça-feira (14). No Centro, 100% dos procedimentos poderão ser realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), para a extensa região de abrangência. Com uma ampla e moderna estrutura, o espaço de tratamento oncológico ambulatorial foi elaborado de forma direcionada para a criança e o adolescente. “A inauguração desse espaço é muito importante, pois o tratamento oncológico infantojuvenil é um trabalho que já vem se fazendo há muitos anos, no entanto, junto com os adultos. Como o número de profissionais cresceu e a necessidade de aprimoramento no tratamento também, percebemos a necessidade de aumentar o espaço físico e as condições tecnológicas”, explica o administrador do HSVP, Ilário De David.

Segundo o administrador da entidade hospitalar, a construção do espaço foi possível, com recursos federais e também com a ajuda de entidades locais. “Conseguimos uma emenda parlamentar, em torno de R$ 800 mil, aplicamos, e estamos hoje com essa unidade pronta. É um espaço bonito, grande, junto a pediatria, longe dos adultos, próximo às crianças, onde vamos ter condições de fazer um atendimento muito bom, por que a região de atendimento é grande, toda a região Norte e Missioneira do Estado do Rio Grande do Sul, que terá os atendimentos concentrados em Passo Fundo. Isso é muito bom e essa equipe está muito animada, pois além da equipe do HSVP, temos diversos voluntários que estão ajudando na construção, agora realidade, do Centro Oncológico Infantojuvenil”, destaca De David. “O espaço é uma área momentaneamente suficiente, mas temos projetos para a construção de uma unidade de internação específica para as crianças serem internadas e temos outros projetos também aqui no HSVP”, pontua o administrador.

“Doar é: fazer parte da cura!”
Juntamente com a inauguração do Centro Oncológico Infantojuvenil, o HSVP lançou também a campanha “Doar é: fazer parte da cura!”. O objetivo é proporcionar permanente conforto e proteção às crianças e jovens na travessia do tratamento, através da ambientação e local apropriados, da constante busca por elementos, situações e formas que possam minimizar os riscos, buscando novas tecnologias e participando da pesquisa de soluções contra o câncer. Dessa forma, o Hospital busca doações permanentes, por meio de padrinhos do Centro, ou amigos do Tuto, formando assim um contato direto com a comunidade em diversas frentes, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas, que estejam dispostas a colaborar financeiramente, ou com doações de produtos de necessidade do Centro Oncológico Infantojuvenil. Mais informações de como fazer parte dessa liga do bem, podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-4044, pelo site do hospital ou pelo e-mail ascom@hsvp.com.br.
Fonte: DM
+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Governo e estudantes firmam acordo para desocupação das escolas

O acordo prevê a execução das propostas após a desocupação de todas as escolas e repartições públicas - Foto: Evandro Oliveira /Seduc
O governo do Estado e os estudantes que ocupam escolas públicas formalizaram, nesta quarta-feira (15), um acordo que prevê a execução das propostas a partir do momento em que todas as escolas e repartições públicas forem desocupadas. O documento foi assinado perante a juíza Geneci Campos, do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Entidades como a União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (UMESPA) e o Coletivo Juntos participaram do ato.
Representantes de 12 escolas também compareceram à audiência, mas se negaram a assinar o acordo. Eles entregaram uma pauta individual, que será analisada pelo governo do Estado.
"Este é um grupo independente, que quer fazer um acordo separado, pois se disse excluído pelos demais estudantes. O governo negociou de maneira geral com os estudantes, esta cizânia é uma questão interna deles. De qualquer forma, dissemos que podemos dialogar (com o grupo independente), desde que eles desocupem o prédio da Secretaria da Fazenda”, disse o secretário da Educação, Luís Alcoba de Freitas.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO ACORDO FIRMADO:
A presente proposta de acordo será executada pelas partes a partir do momento em que todas as escolas e repartições públicas forem desocupadas.
Seguem os termos do acordo:

1 - FÓRUM PERMANENTE: Confirmação da criação de um fórum permanente da melhoria da educação pública gaúcha, com a participação da sociedade e dos estudantes, destinado a melhorar a qualidade do ensino no Rio Grande do Sul. A comissão terá agenda mensal, na última quarta-feira de cada mês, às 9h, com a participação de, no mínimo, 10 representantes de estudantes, para acompanhamento das reivindicações estudantis em geral, especialmente das obras nas escolas, merenda e quadro de professores nas escolas.

2 - OBRAS NAS ESCOLAS: O governo fará o repasse da verba de R$ 40 milhões até dia 30 de junho corrente, conforme documento entregue aos estudantes no dia 13/06/2016, que segue em anexo e é parte integrante a este acordo. Quanto ao restante dos R$ 230 milhões previstos no orçamento para obras em escolas, o governo do Estado se compromete a discutir a aplicação dos recursos nas reuniões do fórum permanente, dentro das possibilidades financeiras e técnicas do Estado.

3 - MERENDA NAS ESCOLAS: Fiscalização do cumprimento dos cardápios elaborados nas escolas, com participação dos estudantes tanto no Conselho Estadual de Alimentação Escolar quanto no fórum permanente mensal. O aumento da verba estadual para merenda será uma das prioridades para a educação, dentro das possibilidades financeiras do Estado.

4 - NOMEAÇÃO DE PROFESSORES: o governo do Estado se compromete em nomear, se houver concurso em aberto, ou contratar, de forma imediata, os professores faltantes no quadro, conforme lista preliminar entregue pelos estudantes em 13/06/2016, conforme anexo e que faz parte deste acordo, bem como das demais demandas a serem declinadas na primeira reunião do fórum permanente, dia 29/06/2016.

5 - AUTONOMIA FINANCEIRA: O repasse da verba atrasada da autonomia financeira das escolas será integralizado até a data de 20/06/2016. Quanto aos meses vincendos, será o primeiro pagamento imediatamente após o pagamento do salário do funcionalismo estadual.

6 - PL 44/2016: A base aliada do governo na Assembleia Legislativa está construindo o prolongamento da discussão a respeito do tema, de modo que o projeto não seja votado durante o ano de 2016.

7 - DIÁLOGO E RESPEITO: Os alunos que participaram das ocupações não serão penalizados ou sofrerão represálias pela manifestação realizada. Quaisquer atos nesse sentido, incluindo transferências compulsórias, serão avaliados pelas escolas e revistos pelas coordenadorias de Educação respectivas, conforme normativas em vigor.

Fonte: rs.gov
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros