terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A síntese do Poliuretano é tema de palestra no curso de Engenharia de Produção do CESURG

No último dia 29 de novembro, os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção (7° nível) do CESURG|MARAU participaram da palestra “A química do Poliuretano: da síntese à produção”, ministrada pela Química Industrial Angela Antunes. A palestra foi realizada em duas etapas: primeira parte sendo ela teórica e a segunda contou com uma prática de fabricação de poliuretano.
A palestra deu início com história das primeiras reações de síntese do material polimérico, em seguida transcorreu enfatizando os principais conceitos sobre o processo de obtenção de poliuretano, etapas do processo, reações químicas importantes e aplicações do material.
Para melhor entendimento e compreensão do processo de obtenção de poliuretano, foi realizada uma prática com os alunos demonstrando as reações químicas e obtenção de dois tipos de diferentes de espuma de poliuretano: rígido e flexível. Neste momento os alunos tiveram a oportunidade de observar as reações que estavam ocorrendo até a obtenção da sua própria espuma de poliuretano.
A finalidade da palestra foi de expandir o conteúdo abordado na sala de aula na disciplina de Engenharia de Processos Químicos. Essa metodologia, juntamente à disciplina, foi um fator importante para o entendimento de mais um segmento, entre inúmeros que acontecem com reações químicas. Segundo os alunos, as teorias abordadas no início da atividade ficaram melhor entendidas quando realizada a parte prática, na qual eles puderam participar. Desta forma, a contribuição dos conhecimentos de um profissional da área foi muito gratificante para os futuros Engenheiros de Produção.



Depto de Comunicação e Marketing CESURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/