quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Coordenadoria integra debate sobre Plano Nacional de Educação

A 1ª Etapa da Formação sobre o Plano Nacional de Educação - PNE em movimento: Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação ministrada por Susana Lima e Beatrice Soares de Melo do Departamento de Planejamento (Deplan) da Seduc, iniciou na terça-feira, 2, seguindo nesta quarta-feira, 3, em Palmeira das Missões. A atividade acontece no auditório da UPF – Campus Palmeira das Missões, envolvendo secretários municipais de Educação, presidentes de Conselhos Municipais de Educação e representantes de entidades ligadas à Educação de 11 municípios da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop).

A atividade Inicialmente, a técnica do Deplan, Susana Lima, agradeceu a coordenadora, Ana Possebon Perusso e a adjunta, Ana Jossade Félix Vieira da 20ª Coordenadoria Regional de Educação, pela acolhida, organização do espaço e equipamentos para o evento. Ela falou sobre a seriedade e responsabilidade que envolve a construção dos Planos nos municípios e fez uma contextualização da Rede de Trabalho de Assistência Técnica, lembrando a Emenda Constitucional nº 59/2009 “Os planos decenais de educação passaram à condição de instrumentos de planejamento que ultrapassam períodos de governo; abrangem em sua essência todo o território a que pertencem e compreendem todos os níveis, etapas e modalidades de ensino a que os cidadãos têm direito”, explicou ao ressaltar que enquanto mais pessoas da comunidade participar dessa edificação, melhor será.
A titular da 20ªCRE, Ana Possebon, em sua saudação, frisou a importância da presença do Deplan, que através da formação oportuniza o compartilhamento de saberes e a troca de experiências na construção dos Planos Municipais entre os secretários municipais de Educação.
Durante os dois dias de estudo os participantes desenvolvem trabalhos em cinco oficinas sobre o PNE em Movimento, com os temas: Organização da Ficha de Monitoramento; Organização de Notas técnicas; Estudo do Plano com a Ficha de Monitoramento; Monitorar continuamente as metas e estratégias – indicadores e preenchimento da Ficha de Monitoramento e Avaliar o Plano periodicamente – agenda de trabalho da comissão coordenadora.
Ao final do segundo encontro os presentes farão uma avaliação da formação, ressaltando a prática realizada em cima dos estudos.


ACS/20CRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/