sexta-feira, 13 de maio de 2016

Faculdade de Odontologia da UPF comemora 55 anos

Palestra com o Dr. Flávio Demarco foi uma das atividades
 que marcou as comemorações
Professores, alunos e outras pessoas que fizeram parte da história da unidade acadêmica se reúnem nesta quinta-feira, 12 de maio.
Foto: Carla Vailatti

A Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) comemora 55 anos neste mês de maio. Para marcar a data, a unidade acadêmica reúne estudantes de graduação e pós-graduação, professores, ex-professores e egressos em dois momentos na quinta-feira, 12 de maio. O primeiro deles foi uma palestra, ocorrida à tarde, no auditório da FO, sobre “Longevidade das restaurações diretas de resina composta em dentes anteriores e posteriores: evidências atuais”, com o Dr. Flávio Demarco (UFPel). À noite, haverá solenidade e jantar no Palazzo Centro de Eventos.

A diretora da FO, professora Miriam Lago Magro, destacou o crescimento da Unidade. “Não temos uma Faculdade que se formou há 55 anos, temos uma faculdade que cresceu em 55 anos”, resume. Miriam recorda o início difícil, a contribuição dos pioneiros e o crescimento da FO, que oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado e está inserida no serviço público de saúde de diversas formas. Até hoje, a Unidade foi responsável pela graduação de mais de 2.300 profissionais. “Temos uma completa e atualizada infraestrutura, no entanto, mais importante que isso é a qualificação do nosso corpo docente. Hoje, a grande maioria é de doutores e pós-doutores, que sustentam esse crescimento e consolidam nossa produção científica”, reitera.

A FO desenvolve iniciativas promissoras na área da saúde. No Hospital São Vicente de Paulo, iniciou recentemente a atuar não apenas no Pronto Socorro Odontológico, mas em outras áreas hospitalares, como na UTI e com pacientes oncológicos, apontando novas perspectivas de mercado de trabalho. A unidade também mantém um banco de dentes que tem toda a estrutura para funcionar como um banco de tecidos. Miriam explica que a polpa dentária contém células-tronco, ideais para engenharia tecidual.
Homenagem.
Na solenidade que ocorre à noite, serão prestadas homenagens a ex-professores da Unidade, hoje aposentados ou jubilados. Participarão os ex-professores Adelvino Parizzi, Bruno Reynaldo Patussi, Carlos Alberto Kochenborger, Djalma Roque Woitchunas, Dirceo Antonio Brusco, Eloísa Helena Corrêa Brusco, Idalmir Carlos Nicolini, Marisa Dal Zot Flores, Tadeu da Rocha Pereira, Rui Getúlio Soares, Waldemar de Oliveira Chaves e Waleska Voltolini de Azambuja.
Fonte: UPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/