Nossos Parceiros

sábado, 25 de julho de 2015

Câmara debaterá se Estatuto do Desarmamento será mantido

Quase uma década após o referendo do Estatuto do Desarmamento, a posse de armas no Brasil volta a ser debate na Câmara dos Deputados, em Brasília. Bem longe de ser uma discussão simples, a possibilidade de revogação do Estatuto divide opiniões. A expectativa é que em agosto seja apresentado um parecer sobre o projeto que pede a revogação do Estatuto, na comissão especial.
Uma das mudanças propostas é a redução da idade mínima para a aquisição de uma arma de fogo, que passaria de 25 para 21 anos. Outra mudança é que a atribuição de conceder o porte não seria mais exclusividade da Polícia Federal, mas também das polícias civis.
Contrária à revogação, a representante do Comitê Nacional de Vítimas de Violência (Convive), Valéria Velasco, considera a medida um retrocesso, uma vez que a arma não protege o cidadão. Ela lembra que após o Estatuto houve redução no número de homicídios. A favor do projeto, Fabrício Rabelo, pesquisador de segurança pública, considera que o efeito colateral do desarmamento não traz benefícios, uma vez que tirar a arma de fogo da população evita o poder de resposta contra o criminoso. Ambos participaram de debates promovidos pela Câmara dos Deputados e deram o tom das discussões.
O número de armas registradas no RS cresceu 400% apesar do Estatuto do Desarmamento. De acordo com dados da PF, em 2003, ano em que foi aprovada a legislação de controle de armamento no Brasil, houve o registro de 5.394 armas. Já no ano passado, foram 20.102 novos registros.
Atualmente, quem quiser ter o porte de arma (que permite possuí-la legalmente) precisa atender a uma série de exigências. Estas envolvem a prática de tiro e uma avaliação psicológica, além da apresentação da justificativa para possuir o porte. É necessário ter no mínimo 25 anos, apresentar documentos de identificação, comprovação de idoneidade e, principalmente, a declaração da efetiva necessidade do uso da arma. É necessário ainda entregar o requerimento e os comprovantes de capacidade técnica (saber atirar) e psicológica.
Dificuldade em controlar compra
Nos cinco primeiros meses deste ano foram apreendidas 2,3 mil armas de fogo e presas 1,6 mil pessoas por porte ilegal de arma. Os dados obtidos com a Brigada Militar demonstram a dificuldade de controle na circulação de armas. Segundo o responsável pela Delegacia de Armas, Munição e Explosivos (DAME) do RS, delegado Mauro Duarte Vasconcelos, mesmo com o Estatuto do Desarmamento, os homicídios não diminuíram e, ao mesmo tempo, os criminosos têm acesso a armamento mais sofisticado.
Segundo Vasconcelos, o cidadão comum e as polícias também precisam passar pela tramitação do Ministério da Justiça para obter armas. Porém, na maioria das vezes, explica o delegado, a legislação e a burocracia emperram a renovação do armamento. “Enquanto os criminosos não têm dificuldade em obter boas armas, a Polícia ainda utiliza espingardas estilo carabina, com mais de 30 anos de uso. Não há como comparar”, lamenta o policial.
Para o presidente da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam), Salesio Nuhs, o Estatuto não interferiu no comércio de armas de fogo, porque antes já havia uma legislação que o regulava. “O que houve foi o aumento do número dessas armas no país em situação irregular, devido às severas restrições”, explica Nuhs.
Foto: André Avila
Fonte:Mauren Xavier
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Feliz dia do Colono e Motorista!


+ Mais Informações ››››››

Dia do Colono e Motorista!


+ Mais Informações ››››››

Dia 25 de julho, dia do Colono e do Motorista

Nossa justa homenagem ao Homem do Campo e ao Motorista, que com seu trabalho e dedicação, tanto contribuem para o desenvolvimento de nossa Terra!

Uma homenagem da Rádio Comunitária Liberdade FM  a todos os Colonos e aos Motoristas.
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Três Palmeiras – Pressão alta / Dra. Diana Kunh


No programa Falando em Saúde desta sexta-feira dia 24 de julho de 2015 a Dra. Diana Kunh do Ambulatório Municipal de Três Palmeiras, falou sobre a Pressão alta.

Confira em áudio o programa:



Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Pão de liquidificador recheado

INGREDIENTES
Massa:
1 xícara de chá de água
1 ovo
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de óleo
30 g ou 2 tabletes de fermento biológico ou de padaria
1 colher de chá de sal
5 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)Recheio de queijo e presunto:
200 g de apresuntado ou presunto
200 g de mussarela
15 g de bacon
1 xícara de chá de cheiro verde picado
Obs: Ou recheio de sua preferência
MODO DE PREPARO
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha de trigo
Despeje em uma vasilha, junte a farinha aos poucos e amasse bem, até que a massa fique lisa e homogênea
Coloque a massa em forma untada com óleo
Deixe descansar por 30 minutos
Divida a massa em 3 partes, abra com o auxílio de um rolo em superfície enfarinhada, recheie com o sabor de sua preferência, enrole o pão.
Pincele 1 gema e asse em forno quente por aproximadamente 30 minutos
Fonte:LILIAN VONO PALHARDI SQUILLACI
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Campeonato Municipal de Futsal

Resultado da última rodada do Campeonato Municipal de Futsal, realizada no sábado, dia 18 de julho.
Comercial Grando 05 x 04 Agropecuária Tonelo (Veterano)
Bela Casa Gesso 03 X 01 AgroRonda (Livre)
Ultima Hora 02 X 02 Ingetec (Veterano)
Progresso 01 X 04 Loterica/Diference/Scariot (Livre)

Jogos da próxima rodada, que será no sábado, dia 25.
19h00min Bela casa gesso/Jornal Integração Regional x Ingetec (Veterano)
19h40min AgroRonda X Mercado Ecker/Boniatti Materiais de Construção (Livre)
20h20min Ultima Hora X Agropecuária Tonello (Veterano)
21h00min Supermercado Cremonini X Beto Motos/Mano Car (Livre)

A Secretaria Municipal de Esportes convida a todos os Trespalmeirenses para torcer pela equipe Guarani que disputa as quartas de finais da Taça Cotrisal de Futsal.
No dia 30 de julho, próxima quinta feira, acontece jogo entre Três Palmeiras X Liberato Salzano às 19h15min no Ginásio Municipal, com a classificação a equipe de nosso município estará nas semifinais da competição.
A secretaria municipal de esportes também comunica que no mês de agosto inicia o campeonato aberto de Sinuca. As fichas de inscrições estão disponíveis com Adilson no Clube, no Bar do Kissé e no Bar do Pacheco.
Qualquer dúvida entrar em contato com Cristiano Ecker, pelo telefone 54 96587878

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Homenagem ao Colono e Motorista no Informativo da Crehnor do dia 24 de julho de 2015


Fonte:Jorge André Rogerio
Assessoria de Comunicação
Crehnor Central
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 1.308

Jornal da Liberdade edição 1.308
Produção e edição; Elisete Bohrer
Supervisão; Eloidemar Guilherme
Apresentação; Isael Smieski
Confira o que você vai ouvir:
*Governo oferece remédio contra aids para uso após sexo consentido
*Preço do pão francês sobe 7% em 2015
*Brigada Militar tem defasagem de 50% no efetivo
*Ronda Alta - Polícia Civil cumpre mandado de busca



Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Governo oferece remédio contra aids para uso após sexo consentido

Pessoas que sofreram acidente de trabalho, violência sexual ou que tiveram uma relação sexual consentida, sem preservativo, poderão buscar medicamento preventivo contra a aids na rede pública. O Ministério da Saúde criou regras para oferecer remédios destinados a prevenir a contaminação pelo HIV depois da exposição ao risco.
O consumo do preventivo, conhecido como profilaxia pós-exposição (PEP), dura três meses. O aconselhável é que a pessoa procure o serviço de saúde até 72 horas depois da exposição de risco, mas o ideal é que seja até duas horas depois.
O coquetel de medicamentos é oferecido desde 1990 a profissionais de saúde após contato com material potencialmente contaminado. Em 1998, a PEP foi liberada para vítimas de violência sexual. A partir de 2011, qualquer pessoa que teve relação sexual de risco passou a ter direito ao tratamento, mas até hoje ainda não havia regras para a indicação.
Na prática, com o documento publicado hoje no Diário Oficial da União, o governo pretende ampliar a oferta e facilitar a prescrição dos medicamentos para que, mesmo em serviços sem médicos especialistas, o paciente possa prevenir a infecção.
O primeiro atendimento após a exposição ao HIV é considerado emergência médica. Ao todo, são 28 dias consecutivos de uso dos quatro medicamentos antirretrovirais previstos no protocolo: tenofovir, lamivudina, atazanavir e ritonavir.
Fonte:Agência Brasil
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Brigada Militar tem defasagem de 50% no efetivo

Se os pedidos para passar à reserva na Brigada Militar continuarem no ritmo atual, até o final do ano o policiamento ostensivo em muitas cidades estará comprometido. Até ontem, mais de mil brigadianos já tinham protocolado o seu pedido de passagem para a reserva. De acordo com Dalvanir Albarello, presidente da Associação dos Policiais Militares do RS (APM/RS), o efetivo previsto para a corporação é de 33 mil policiais. No entanto, atualmente o policiamento conta com apenas 17 mil brigadianos, no RS.
“O déficit é de 16 mil, levando em conta, inclusive, os PMs que estão em licença médica e de férias”, acentuou Albarello. “Cidades pequenas, onde existe apenas um PM, já estão sentindo o efeito da redução de brigadianos nas casernas”, analisou o presidente da APM/RS.
O presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf), Leonel Lucas, também é da mesma opinião. “Se o segundo semestre for uma continuidade do primeiro, teremos PMs apenas nos grandes polos”, afirmou. Segundo ele, cada policial está tendo que suprir o trabalho que seria de três. Para amenizar a situação, segundo Lucas, seria necessário o pagamento de horas extras e chamar os 2,5 mil concursados aprovados. “Em 2014, a BM perdeu 800 PMs. No primeiro semestre deste ano foram 1,4 mil perdas no efetivo. Se continuar assim, poderemos ter um déficit de três mil policiais até o final do ano.”
Na tarde dessa quinta-feira, o programa Balanço Geral, da Rede Record RS, mostrou uma planilha de escala de serviço do 18º BPM, de Viamão, e do 20º BPM, de Porto Alegre. Em alguns horários havia espaços em branco. Neste local deveria estar assinalado quais policiais militares estariam de serviço.
Segundo o coronel Paulo Stocker, subcomandante da Brigada Militar, nenhum batalhão no Rio Grande do Sul tem mais de 50% de defasagem em seu efetivo. “Os espaços em branco na escala de patrulhamento são normais”, acentuou. “Depende do planejamento de cada unidade”.
Foto: Camila Rodrigues / Especial / CP Memória
Fonte:Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Ronda Alta - Polícia Civil cumpre mandado de busca

A Polícia Civil de Ronda Alta cumpriu na tarde desta quinta-feira, 23 de julho, três mandados de busca, sendo dois em Constantina e um em Ronda Alta. Entre os presos está, Edson Jesus dos Santos, preso em flagrante portando bens furtados de uma casa da Linha Santa Catarina, interior de Ronda Alta em junho, com ele foram encontrados ainda 1Kg de cocaína, 20 Kg de mistura e uma menor, que estaria se prostituindo.
Após o assalto ocorrido na casa da Sra. Cleci Ghissi, na Linha Santa Catarina, interior de Ronda Alta, a Polícia Civil iniciou as investigações, sendo que um dos meliantes foi preso em Sarandi no dia 04 de junho, o mesmo foi reconhecido como um dos assaltantes. Um segundo elemento que estava foragido foi identificado e preso no município de Novo Hamburgo, ele portava consigo um colete à prova de balas e uma pistola.
Os presos serão encaminhados para o presídio de Sarandi.
Fonte:Rádio Comunitária Navegantes 
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Preço do pão francês sobe 7% em 2015

Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros está pesando no bolso da população. O preço do pão francês subiu 7% só este ano, conforme o IBGE.
Em 12 meses a alta foi de 8,33% e a situação pode piorar no segundo semestre. Uma das preocupações são as fortes chuvas no sul do país onde ficam as plantações de trigo e a previsão é de um inverno chuvoso devido à interferência do fenômeno El Niño que pode comprometer a safra.
O economista chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Antonio da Luz, explica que o mau tempo não seria responsável por novos aumentos nos valores do pão. Reajustes da tarifa da energia elétrica e dos combustíveis são alguns dos causadores dos aumentos no valor do pão.
Apenas no mês de setembro é que se poderá ter uma melhor noção de possíveis novos aumentos no valor do pão francês.
Fonte:Rádio Bandeirantes
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pão de Queijo com Bacon: Diferente e delicioso!

Ingredientes:
1 kg de polvilho azedo
1 prato de queijo ralado bem fino
4 ovos
2 xícaras de óleo
2 xícaras de leite
1 xícara de água
300 g de bacon em cubos pequenos
Modo de Preparo:
Frite o bacon e reserve.
Coloque o polvilho em uma bacia, sove com 1 xícara de água fria.
Leve ao fogo em uma leiteira o óleo, água, 1/2 xícara de leite e deixe ferver.
Assim que levantar fervura desligue.
Espere esfriar e coloque no polvilho misturando bem.
Adicione os ovos um a um, o queijo, o restante do leite morno 1 e 1/2 xícaras.
Adicione o bacon frito e misture bem.
A massa fica bem mole
Unte a mão com óleo e enrole as bolinhas do tamanho que gostar.
Coloque na forma e leve para assar no forno quente por 30 a 40 minutos.
Sirva em seguida.

+ Mais Informações ››››››

Palmitinho - Mulher morre após ser atropelada no Centro do município

Uma atropelamento registrado por volta das 9:30hs da manhã desta sexta-feira(23), resultou na morte de uma mulher, na Rua Almirante Barroso em Palmitinho.
Iloni Caratti, de 46 anos, moradora do Bairro Santa Terezinha, foi atingida por uma Van, placas de Porto Alegre, quando transitava pela via. Ele foi socorrida pela Equipe do Samu e por uma ambulância do município, mas não resistiu aos ferimentos ocasionados pela batida e pela queda e acabou vindo a óbito logo em seguida.
Conforme o condutor do veículo, o choque aconteceu quando um outro carro tentava ultrapassa-lo. Ele diz que ao abrir para o acostamento para ceder lugar à ultrapassagem acorreu o choque. Ele afirma não ter visto a mulher.
Marcas de pegadas de pneus ficaram na calçada, mas segundo o condutor não eram de seu veículo. A Polícia Civil esteve no local e realizou levantamento.
O condutor estava acompanhado de uma mulher e uma criança. A mulher ficou em estado de choque e teve de ser conduzida ao Hospital para atendimento. O condutor foi conduzido a Delegacia de Polícia para prestar depoimento.
Segundo populares, a mulher permaneceu no local por cerca de 20min. até as Unidades de socorro chegarem para o atendimento. 



Fonte: Dejair de Castro/Rádio Cultura FM
Postado por: Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Programa Hora Luterana edição do dia 23 julho de 2015

Programa Hora Luterana da Igreja Evangélica Luterana do Brasil da Congregação Bom Pastor de Três Palmeiras, apresentado pelo Pastor Robson Kaufmann.

Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 1.307

Jornal da Liberdade edição 1.307
Produção e edição; Elisete Bohrer
Supervisão; Eloidemar Guilherme
Apresentação; Isael Smieski
Confira o que você vai ouvir:
*Desemprego sobe a 6,9% em junho, maior taxa para o mês desde 2010, diz IBGE
*Dólar se aproxima de R$ 3,30 e Bolsa cai após corte em meta de superávit
*Contran volta a exigir simulador de direção: no estado ele já era obrigatório desde o ano passado
*Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 37,5 milhões
*Chuvas impactam na produção de leite no Estado
*Rondinha - Motorista perde controle e tomba caminhão no trevo de acesso à Rondinha
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Rondinha - Motorista perde controle e tomba caminhão no trevo de acesso à Rondinha

Um caminhão tombou no trevo de acesso à Rondinha, na manhã desta quarta-feira, 22 de julho em Ronda Alta. O acidente ocorreu quando o motorista do caminhão da empresa CETRIC, conduzia o veículo que vinha no sentido Passo Fundo- Ronda Alta pela ERS 324, quando ao perceber que não conseguiria realizar a curva do trevo, já que sua intenção era seguir para Chapecó-SC, acabou contornando para o sentido de Rondinha pela ERS 404, na tentativa de evitar um acidente de maior gravidade, no entanto o caminhão acabou tombando.O motorista do caminhão não se feriu.








Fotos: Jaciano Ecker 
Fonte:Rádio Comunitária Navegantes
+ Mais Informações ››››››

Promoções imperdíveis neste mês de julho na Loja Quero-Quero de Ronda Alta

A Loja Quero-Quero de Ronda Alta neste mês de julho está com muitas novidades e promoções , o vendedor Iago esteve na tarde da quarta-feira dia 22 de julho na Rádio Comunitária Liberdade FM, falando a respeito das promoções para este mês.

Confira em áudio.


Por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Informativo da Prefeitura Municipal de Três Palmeiras edição do dia 22 de julho de 2015


Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Programa Passos na Fé edição do dia 22 de julho de 2015

Programa Passos na Fé,apresentado pela Pastora Daniela, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Vila Progresso, filiada á Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Xingu – IECLB.

Postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Jornal Da Liberdade do Dia 22 de junho de 2015 Edição 1.306

Produção e edição; Elisete Bohrer
Supervisão; Eloidemar Guilherme
Apresentação; Isael Smieski

Confira o que você vai ouvir:
*Governo aprova reajuste escalonado da tabela do IR
*Indústria registra queda na produção e no emprego em junho
*BB espera liberar R$ 1 bilhão em financiamento imobiliário
*Prévia da inflação tem maior taxa para julho desde 2008
*Mais 18 casos de dengue são confirmados neste ano no RS
*Situação de emergência em 26 cidades gaúchas é reconhecida pelo governo federal

E ainda você vai ouvir
A previsão do tempo completa
A cotação dos principais produto agrícolas
E as informações dos esportes

Postagem: Isael Smieski
+ Mais Informações ››››››

Entrevista com Eloidemar Guilherme, Presidente da ACCLTP falando do Projeto Plantando Liberdade

Na manhã desta Terça-Feira, recebemos na Programação do Estação Da Manha, o Presidente da ACCLTP, Sr. Eloidemar Guilherme, que esteve falando a respeito do Projeto Plantando Liberdade, em parceria com a Tractebel Energia UHE - Passo Fundo, Prefeitura Municipal de Três palmeiras, e Viveiro Zimmer de Pareci Novo - RS.
Projeto esse que visa conscientização Ambiental, da sociedade em geral, e trabalhos desenvolvidos nas escolas do Município, de Três Palmeiras.
Ouça a entrevista:



SAIBA MAIS:
Fotos; Elisete Bohrer 
Texto e Postagem: Isael Smieski
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Vem aí o Jantar de 6 anos da Rádio Comunitária Liberdade

Participe será no sábado dia 01 de agosto de 2015, todo o valor arrecadado será investido na compra de equipamentos perdidos, com a queima em decorrência de uma descarga elétrica no ultimo dia 06 de julho de 2015, desde já agradecemos pela sua colaboração.
+ Mais Informações ››››››

Mais 18 casos de dengue são confirmados neste ano no RS

O número de casos confirmados de dengue neste ano no Rio Grande do Sul subiu para 1.235, segundo boletim divulgado nesta terça-feira (21) pela Secretaria Estadual da Saúde. São 18 ocorrências a mais que na semana passada, quando eram contabilizados 1.217 casos.
Do total, 201 foram contraídos fora do estado, e outros 1.034 são autóctones (contraídos em território gaúcho). O município com maior número de casos é Caibaté (267), seguido por Santo Ângelo (254) e Panambi (228). Em Porto Alegre, a Saúde registra 64 casos.
No estado, conforme o boletim, o maior registro de casos da doença ocorreu no sexo feminino. Desde janeiro, a dengue atingiu 591 homens e 644 mulheres. A faixa etária mais acometida foi dos 20 aos 59 anos, com o total de 64,4% dos doentes.
Duas pessoas morreram em decorrência da doença. O primeiro óbito foi registrado em março deste ano em Santo Ângelo, no Noroeste do estado, e o segundo, em Panambi no mês seguinte.
Fonte:Do G1 RS
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Três Palmeiras - Rádio Comunitária Liberdade Lança Projeto "Plantando Liberdade"

    PROJETO “PLANTANDO LIBERDADE”

Apoio:
TRACTEBEL ENERGIA - UHE PASSO FUNDO
VIVEIRO ZIMMER - PARECI NOVO -RS




PREF. MUN. DE TRÊS PALMEIRAS 
Objetivos:
 Buscar através desta ação, multiplicar a luta pela conscientização ambiental da sociedade, difundir a expansão da consciência para a preservação do meio ambiente e fazer com que cada vez mais um número maior de pessoas entenda a real necessidade de plantar uma árvore, para isso, será realizado a distribuição gratuita de mudas de árvores, durante a Semana Farroupilha e Dia da Árvore.




+ Mais Informações ››››››

terça-feira, 21 de julho de 2015

Jornal da Liberdade edição 1.305

Jornal da Liberdade edição 1.305
Produção e edição; Elisete Bohrer
Supervisão; Eloidemar Guilherme
Apresentação; Isael Smieski
Confira o que você vai ouvir:
*Veículos pesados e de passageiros devem fazer verificação de tacógrafo a cada dois anos
*Estado cogita aumento de ICMS em conjunto de projetos a ser enviado à Assembleia
*Quase 250 mil seguem circulando com IPVA atrasado no RS
*Com atraso, Estado deposita parte dos incentivos a hospitais filantrópicos
*Morador é amarrado em assalto à residência no interior de Palmitinho
*Três Palmeiras - IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Postado por:Elisete Bohrer




+ Mais Informações ››››››

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Batata Frita com Chocolate: Irresistível!

Ingredientes:
3 batatas de tamanho médio
Azeite para fritar
250 gramas de chocolate ao leite
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Descasque as batatas e lave-as, depois seque bem.
Corte as batatas bem finas, depois lave-as novamente e seque-as bem.
Esquente o azeite na frigideira e frite as batatas até que fiquem bem crocantes.
Coloque as batatas num prato com papel toalha para que perca o azeite que possa ter ficado nas batatas.
Derreta o chocolate.
Depois, coloque papel manteiga sobre uma forma.
Coloque o sal numa tigelinha.
Pegue cada uma das batatas e mergulhe metade delas no chocolate, deixe cair o excesso de chocolate da batata.
Depois polvilhe a batata com sal, na parte do chocolate, e deixe-as na forma com papel manteiga até que o chocolate seque bem.
Sirva.

+ Mais Informações ››››››

Jornal da Liberdade edição 1.304

Jornal da Liberdade edição 1.304
Produção e edição; Elisete Bohrer
Supervisão; Eloidemar Guilherme
Apresentação; Isael Smieski
Confira o que você vai ouvir:
*Sisutec: começam nesta segunda-feira inscrições para vagas remanescentes
*Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 32 milhões
*Menina de oito anos morre vítima de meningite em Passo Fundo, no RS
*Grave acidente na RS 404 em Sarandi deixa feridos
*Três Palmeiras – Alunos da Escola Estadual José Antônio Ferronato recebem orientações sobre ações de combate à dengue

Postagem:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Governo lança Plano Nacional de Outorga para rádios comunitárias

Com as novas regras, número de documentos apresentados para outorga de rádios comunitárias vão diminuir de 33 para apenas 7
O deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS), participou, nesta terça-feira, 14, do lançamento do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) de emissoras comunitárias e educativas. O objetivo do Plano é tornar as concessões menos burocráticas. Só neste ano, 500 municípios já estariam previstos dentro das novas regras de outorga.
O Ministério já havia publicado PNOs voltados à TVs e rádios educativas em anos anteriores. No entanto, de acordo com o secretário geral da Abraço-RS, Jonas Rodeghiero, uma das normas previstas no texto – que trata do raio de abrangência, de 1km - estava causando problemas. Outra reclamação das emissoras é com relação ao apoio cultural e choque de frequência.
De acordo com o representante da Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO-RS), Joaquim Goulart, a expectativa das rádios é a divulgação da lista de municípios que serão contemplados com outorgas.
Menos burocracia
Segundo o deputado Marcon, que acompanhou o ato, o Ministério das Comunicações também vai simplificar o processo de obtenção de outorgas para os serviços de radiodifusão. “O número de documentos que hoje devem ser apresentados e as etapas de análise dos processos, vão ser reduzidos,” explicou o parlamentar.
Pelas novas regras, o número de documentos que as entidades deverão apresentar para concorrer a uma outorga de rádio comunitária vai diminuir de 33 para apenas 7. “Nós apoiamos as rádios comunitárias, porque elas alcançam os mais longínquos rincões e são uma forma de expressão e diversidade cultural. É necessário avanços para viabilizar cada vez mais a democratização dos meios de comunicação,” disse Marcon.



 Créditos: Marci Hences/ Assessora de Imprensa deputado Marcon
Postado por:Elisete Bohrer
+ Mais Informações ››››››

Postagens que talvez você não viu!!!

Nossos Parceiros