quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Erechim - Banco de Sangue é interditado após inspeção

Instituição repassou sangue contaminado com HIV para transfusão.

Erechim e a região do Alto Uruguai testemunharam, nesta quarta-feira, a interdição do Banco de Sangue. Erro de um de seus funcionários, segundo a administração, liberou no mês passado inadequadamente uma bolsa de sangue com sorologia positiva para teste de HIV. O produto teria sido usado em uma transfusão durante cirurgia no Hospital Santa Terezinha.
Nos últimos dois dias, uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária do Estado realizou uma minuciosa inspeção no Banco de Saúde, atendendo determinação judicial. O Banco de Sangue localizado na área central da cidade, ficará fora de funcionamento por tempo indeterminado. O prédio foi fechado e os funcionários dispensados.
À tarde, a Vigilância Sanitária do Estado liberou uma nota dizendo que “A Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) determinou, nesta quarta-feira (23), a interdição do banco de sangue da Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim. A medida foi tomada em função da inadequação das condições sanitárias do local, detectadas em inspeção realizada pelo CEVS na terça-feira (22), após denúncias”.
O Banco de Sangue de Erechim liberou uma nota assinada pelo administrador judicial provisório, Jackson Arpini e pelo representante jurídico da instituição, Alexandre Lyrio. Segundo a nota, “a Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim vêm a público, considerando o lamentável episódio de fornecimento de uma unidade de sangue impróprio para uso, informar que os trabalhos desta Unidade Hemoterápica estão suspensos por prazo indeterminado a partir desta data. Ressaltamos que as Autoridades de Saúde de Erechim e Região foram previamente comunicadas de tal ato, sendo que o fornecimento de sangue e derivados ficará de responsabilidade da Hemorrede Estadual de Sangue".

Fonte: Correio do Povo
Postado por: Claudinara Glienke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/