quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Passo Fundo - Menina morreu de meningite bacteriana do tipo B

Teste do Laboratório Central do Estado apontou tipo mais grave da doença. Avó da vítima foi internada por ter também contraído a mesma variação.
De acordo com laudo do Laboratório Central do Estado (Lacen) divulgado nesta quarta-feira (4), a menina de um ano e oito meses que morreu na segunda-feira (2), em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, foi contaminada pelo tipo B da meningite meningocócica (bacteriana) – a variação mais grave da doença. Ela havia dado baixa no hospital na sexta-feira (30).Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a avó da criança também foi internada por ter contraído o mesmo tipo de meningite. Outros parentes próximos, professores e colegas da creche que a menina frequentava receberam tratamento preventivo com antibióticos.

Este foi o 78º caso registrado de meningite no Estado em 2015. Até agora, 19 pessoas morreram. A secretaria não vê necessidade de promover uma campanha de vacinação porque não entende que exista uma epidemia.
Meningite bacteriana é mais grave
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias e fungos, entre outros agentes infecciosos.
A meningite bacteriana é mais grave e, dependendo dos casos, pode levar o paciente à morte em algumas horas após o aparecimento dos sintomas.
Entre as meningites bacterianas, a meningocócica costuma ser a responsável pelos quadros mais graves e fatais da doença. Ela é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos. Os mais frequentes são A, B, C, Y e W.
Já as meningites virais costumam ser caracterizadas por um quadro clínico benigno, isto é, que não tem caráter perigoso. Não há tratamento específico. A grande maioria dos pacientes se cura em casa, sem sequelas. Os sintomas assemelham-se aos de viroses em geral.

Fonte: G1/RS
Postado por: Claudinara Glienke

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/