sexta-feira, 18 de setembro de 2015

RS segue com risco de temporais e granizo nesta sexta-feira

Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, com chuva em diversas regiões. O Centro do Estado e o Nordeste gaúcho seguem sob uma frente semi-estacionária, na área de transição entre ar mais quente de Norte e ar frio ao Sul, o que traz risco de mais chuva forte e granizo com raios a qualquer hora. No fim da noite, precipitação congelada causou estragos no Vale do Sinos.
No Norte e no Noroeste ocorrem pancadas de chuva, mas podem ocorrer aberturas de sol com abafamento. Já no Sul e parte do Oeste, o sol também pode aparecer com nuvens em meio a períodos de céu nublado com temperatura amena.
As mínimas rondam os 12°C em Santana do Livramento e os 13°C em Pelotas. As máximas, por sua vez, podem chegar a 27°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15°C e 19°C.
Choveu forte na Serra com 50 a 70 mm nas regiões de Caxias e Veranópolis, nesta quinta-feira. Em Ausentes, a chuva bateu 100 mm. Temporais de granizo outra vez foram registrados e elevado o número de municípios, com registro do fenômeno para mais de 130 na soma de quarta e quinta. Em Novo Hamburgo, 50 casas tiveram telhados danificados.
Na hora em que caía granizo na Capital e cidades do Vale do Rio Pardo à tarde fazia quase 34ºC no Noroeste enquanto na Serra do Sudeste a temperatura era de 12ºC. Isso porque frente semi-estacionária estava no Centro e no Nordeste do Estado entre o ar frio de Sul e massa de ar muito quente ao Norte.
O fluxo de ar quente de Norte é o “combustível” pra formação de nuvens carregadas e tende a aumentar com o reforço da massa de ar quente no Sul do Brasil no fim de semana e na próxima semana. Por isso, o alerta para a intensificação da instabilidade nos próximos dias com volumes muito altos de chuva e novos temporais de vento forte, raios e, principalmente, granizo. Foto: Foto: Joel de Brito/Diário RS
Fonte:Metsul
Postagem: Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/