sexta-feira, 21 de agosto de 2015

RS: Polícia Federal indicia 14 pessoas por desvio de dinheiro no Pronaf

A Polícia Federal indiciou 14 pessoas por participação em um esquema de desvio de dinheiro nos financiamentos do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no Vale do Rio Pardo. O inquérito será entregue à Justiça nesta sexta-feira (21). Conforme reportagem da RBS TV de Santa Cruz do Sul, quase mil pequenos agricultores foram prejudicados pela fraude e tiveram prejuízo de R$ 10 milhões.
Entre os indiciados, seis possuem relação com a Associação Santa Cruzense de Pequenos Agricultores Camponeses (Aspac). Um deles é o ex-coordenador da Aspac e vereador do PT, Wilson Rabuske, que disse que só irá se pronunciar após ter acesso ao inquérito.
Os outros oito são funcionários do Banco do Brasil em Santa Cruz do Sul e Sinimbu, que participavam de convênio com a associação para empréstimos do Pronaf. Com a fraude, o dinheiro que era destinado aos produtores era desviado das contas para a Aspac.
Os indiciados vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, obtenção de financiamento mediante fraude e desvio de finalidade de financiamento. Os gerentes do Banco do Brasil ainda responderão por gestão fraudulenta.
Entenda a fraude
Os agricultores solicitavam crédito do Pronaf via Aspac junto ao Banco do Brasil de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. A associação recebia o dinheiro do financiamento, mas informava que o empréstimo havia sido negado e convencia o produtor a realizar um segundo empréstimo. Os recursos do segundo empréstimo eram repassados aos agricultores. Após o período de carência de dois anos para o pagamento, os produtores ficavam sabendo que tinham sido lesados quando o Banco do Brasil cobrava pelos dois empréstimos.

Fonte: GAÚCHA, COM INFORMAÇÕES DA RBS TV SANTA CRUZ DO SUL
Postado por: Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/