quarta-feira, 12 de agosto de 2015

RS mantém queda nos crimes contra a vida e prepara ofensiva contra roubo de veículos

Os indicadores da criminalidade do primeiro semestre de 2015, no Rio Grande do Sul, apontam para uma manutenção na queda dos crimes contra a vida. Os dados, disponíveis no portal da Secretaria da Segurança Pública (SSP), mostram também aumento na produtividade das polícias, com destaque para a apreensão de drogas e o alto índice de recuperação de veículos roubados ou furtados.
Os homicídios dolosos registram redução de 2,2% em relação ao mesmo período de 2014. O latrocínio teve queda significativa: 23% a menos do que no primeiro semestre do último ano. "O homicídio doloso, em si, é um crime de grande imprevisibilidade. As motivações que levam a esse tipo de delito são as mais diversas. Diferem dos motivos habituais do roubo, do furto e do latrocínio", ressalta o secretário Wantuir Jacini.
A produtividade das forças policiais segue em uma crescente. Foram realizadas 66.597 prisões, apreendidas 4.232 armas e recapturados 2.406 foragidos do sistema prisional, números superiores aos obtidos em 2014. Segundo o Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO/SSP), houve um aumento de 44,2% na apreensão de entorpecentes no RS. De 1º de janeiro a 30 de junho, foram apreendidos 4,5 toneladas de drogas (maconha, cocaína, crack e haxixe), 3.711 comprimidos de ecstasy e 5.172 micropontos de LSD.
Ofensiva contra roubo de veículos
O primeiro semestre teve alta de 17% nos roubos e de 3,1% no furto de veículos. A SSP entende que o grande problema está na receptação e no comércio ilegal das peças. Hoje, no Estado, há cerca de 1.500 desmanches irregulares. Desta forma, em parceria com a Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a SSP encaminhou à Casa Civil, na segunda-feira (10), uma minuta de projeto de lei que permitirá ao Estado regulamentar a atividade de desmanche e comercialização de peças, com mecanismos eficientes de fiscalização e inibição de ilícitos.
"Nosso índice de recuperação de veículos roubados ou furtados bate na casa dos 60%. Esse projeto de lei, somado ao eficiente trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Civil e a Brigada Militar, aumentará ainda mais esses indicadores", avalia Jacini.
A iniciativa proposta possibilitará aos órgãos de fiscalização do Estado dar destino final às peças sem procedência definida, por via administrativa. Mesmo que não sejam objeto de crime, se elas não tiverem a procedência comprovada, serão apreendidas e enviadas para destruição. "A peça irregular vai sair de circulação definitivamente. O Rio Grande do Sul será o segundo estado a normatizar essa situação com base na legislação federal", salienta o diretor do DGEO, tenente-coronel Luiz Dulinski Porto.
Os dados completos sobre os indicadores da criminalidade podem ser acessados no linkhttp://goo.gl/v0iQ1i

Texto: Claiton Silva/Ascom-SSP
Edição: Rui Felten/Ccom
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/