quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Deputados Marcon e Edegar Pretto realizarão Seminário sobre Uso de Agrotóxicos no RS

Estabelecer um debate com a sociedade sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde e Meio Ambiente e discutir medidas para o enfrentamento. Esse é objetivo do Seminário “A realidade e as consequências do uso de Agrotóxicos no RS,” que será promovido pelo deputado federal Dionilso Marcon e o deputado estadual Edegar Pretto (PT/RS). O evento será realizado nesta sexta-feira, 7, na Assembleia Legislativa do RS e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
             De acordo com o deputado Marcon, o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que mais utiliza agrotóxicos, principalmente nas regiões onde se planta soja e trigo. “No Noroeste gaúcho – região de Santa Rosa - onde há grandes extensões de plantações de soja, são usados 13 mil litros por quilômetros. Ou seja, a média por pessoa/ano é de 30 litros, quase seis vezes mais que a média nacional. É muito veneno,” disse o parlamentar.
            O presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Leonardo Melgarejo, um dos palestrantes no Seminário, parabenizou a iniciativa dos dois mandatos. “É importante que a sociedade saiba dos riscos do uso de Agrotóxicos. Para isso, é fundamental desconstruir a grande mídia, já que, no Estado, o setor de agronegócio tem o monopólio do que sai na imprensa. Por isso a importância de ações que mostrem o quanto são nocivos à saúde da população,” explicou Melgarejo.
            “Além de conscientizar a população, o Seminário é um pontapé inicial para que possamos estabelecer normas protetivas ao uso de Agrotóxicos, com projetos, na Câmara dos Deputados, e aq ui no Estado, por meio do mandato do deputado Edegar Pretto. Esperamos que a sociedade participe, questione e exija mudanças. Estamos defendendo nosso futuro e de nossos filhos,” disse o deputado Marcon.

Confira a programação do evento
Seminário: A realidade e as consequências do Uso dos Agrotóxicos no RS
Protocolo
8h30 - Músicas dos cantadores do povo
9h - Formação da Mesa Oficial
  • Coordenadores do evento Deputado Federal Dionilso Marcon e Deputado Estadual Edegar Pretto e demais autoridades convidadas.
9h15 – Pronunciamentos
  • Deputado Federal Dionilso Marcon
  • Deputado Estadual Edegar Pretto
9h30 - Painéis 
  • Leonardo Melgarejo – AGAPAN
  • Virgínia Dapper – CEVS – Secretaria da Saúde do RS
  • Thais Cavendish – Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde
  • Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário
  • Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira
11h - Debates
  • Clênio Nailto Pillon – Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado – Pelotas/RS
  • Emerson Giacomelli – Dirigente Nacional do MST
11h30 - Lançamento da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável
  •  Apresentação de vídeo de 2 min.
  • Fala do deputado Edegar Pretto
  •  Fala do Presidente Deputado Edson Brum
12h – Encerramento


12h30 - Almoço com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no Assentamento Capela, no município de Nova Santa Rita, onde reside o deputado federal Marcon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/