quinta-feira, 28 de maio de 2015

Volumes de chuva ficam acima do esperado para o mês de maio no RS

A chuva que atinge o Rio Grande do Sul nesses últimos dias ultrapassou o volume esperado para maio. Em 48 horas, a cidade de Camaquã, no Sul do estado, registrou 168 milímetros de precipitação, sendo que a média histórica do mês é 122 milímetros. Em Tramandaí, no Litoral, choveu 133mm no mesmo período, e a média histórica para a cidade é 111mm. os dados são do Instituto Nacional de Metrorologia (Inmet).

Ponte cede em Sertão Santana em razão da chuva (Foto: Thaís Lampmann)
Estão na Região Sul os principais problemas em função da chuva. Em Tapes, dois bairros sofrem com o acúmulo de água. Casas foram inundadas e pelo menos 50 pessoas tiveram de se abrigar em uma escola do município. Ruas ficaram intransitáveis, e o serviço de transporte escolar foi suspenso, assim como as aulas na maioria das escolas.
Estradas na região sofreram bloqueios porque a água tomou trechos da BR-116. Principalmente em Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul, além de Tapes. Em Sertão Santana a cabeceira de uma ponte na ERS-713 desmoronou devido à chuva. Com isso, os acessos aos municípios de Mariana Pimentel, Barão do Triunfo e Sentinela do Sul - que também registra problemas - ficam prejudicados.
Além da chuva, o vento também soprou forte em diversas cidades, aumentando a sensação de frio e causando transtornos. Em Porto Alegre, árvores caíram durante a madrugada e complicaram o trânsito no começo do dia. A máxima prevista para a capital fica em torno de 18ºC.
Há risco de ressaca, e as ondas podem alcançar até quatro metros de altura nas praias do Litoral Norte, e sete metros em alto-mar. O vento segue forte e continua chovendo nas próximas horas, mas perde a intensidade já ao longo dessa quinta-feira (28).
Somente nas Missões e na Região Oeste o tempo já fica seco.
Chuva das últimas 48h no estado, segundo o Inmet:
168mm - Camaquã (média histórica do mês é de 122mm)
133mm - Tramandaí (média histórica do mês é de 111mm)
122mm - Caçapava do Sul
101mm - Cruz Alta (média histórica do mês é de 108mm)
95mm - Mostardas
95mm - Santa Maria (média histórica do mês é de 128mm)
92mm - Porto Alegre (média histórica do mês é de 94mm)
88mm - Rio Pardo
86mm - Ibirubá
82mm - Teutônia
80mm - Canela (média histórica do mês é de 118mm)
76mm - Soledade
Rajadas de vento, segundo o Inmet nesta quinta-feira (28):
Mostardas - 82km/h
Tramandaí - 77km/h
Porto Alegre - 52km/h

Ruas apresentam grande volume de água acumulado em Tapes
 (Foto: Alessandro Vasque/Bombeiros Voluntários)

Fonte:Do G1 RS
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/