terça-feira, 26 de maio de 2015

Terça-feira dá início a período de muita chuva no RS

Instabilidade deve se intensificar entre quarta e sexta, com risco de temporais
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira e o céu fica nublado ou encoberto na maior parte do Estado. O dia deve marcar um evento de chuva significativa que se estenderá até sexta-feira em parte do Estado. Volta a chover nesta terça do Centro para o Norte do Estado, não se descartando chuva localmente forte na Metade Norte.
A instabilidade ganha muito mais força na quarta. Por conta do quadro de instabilidade, a temperatura pouco varia, sendo amena com um pouco de sensação de frio. O vento se intensifica e deverá soprar moderado com ocasionais rajadas da tarde para a noite.
As mínimas rondam os 11°C no Chuí e os 12°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem chegar a 22°C em Uruguaiana e Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 22°C.
Os meteorologistas da MetSul advertem para extremos volumes de chuva entre quarta e sexta no Centro, Norte e o Leste do Estado. As regiões que mais preocupam são os vales, Grande Porto Alegre, Capital, Serra e Litoral Norte. Nestas regiões, os volumes devem variar entre 100 mm e 200 mm com acumulados que podem ser localmente superiores.
Sob estas condições, são prováveis transtornos como alagamentos e inundações, além da elevação de rios e córregos com o risco de cheias e transbordamentos. A região entre a área da Capital e o Litoral Norte, em particular, poderá ser a mais afetada com acumulados equivalentes a 150% a 200% da média histórica de chuva do mês inteiro de maio em apenas 72 horas, de acordo com as projeções de diversos modelos numéricos internacionais. O evento significativo de chuva decorrerá de centro de baixa pressão que se aprofundará no Leste gaúcho.

 
Fonte:
  • Metsul
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/