quarta-feira, 20 de maio de 2015

Direção da Crehnor Central reúne-se com representantes do BNDES

Cooperativa de crédito busca credenciamento para atuar como repassador de recursos sem a necessidade de intermediação
No dia 19 de maio uma comitiva da Crehnor Central foi recebida por diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES no Rio de Janeiro, para discutir a possibilidade de a Cooperativa passar a atuar como repassador direto de recursos do Governo, buscando com isso atender a uma demanda crescente do quadro social. De acordo com o presidente do Sistema Crehnor, Valdemar Alves de Oliveira, atualmente o processo é realizado através do BRDE e Banco do Brasil, sendo que a Cooperativa atua como uma “ponte”, ligando o associado a estas instituições. “Nossa proposta é atuar como repassador de recursos de financiamento, eliminando com isso as intermediações o que irá facilitar a vida daqueles que precisam acessar as verbas do governo”, explicou.
O BNDES é uma empresa pública federal e representa o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Segundo os representantes da Crehnor, nos próximos meses a Direção do BNDES terá uma posição em relação à proposta apresentada.
Outra pauta discutida diz respeito ao Microcrédito, uma concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores que tem como objetivo promover a economia popular. No estado, o Banrisul atua como repassador de recursos, entretanto, no atual governo o programa sofreu algumas mudanças e a classe dos pequenos agricultores não pode mais acessar. Para o Diretor da Crehnor Central e Presidente da Confesol Ailton Croda, esta é uma perda considerável. “Os trabalhadores do campo não podem ser ignorados, afinal, eles são fundamentais dentro do processo econômico. Estamos lutando para que a Crehnor possa atuar como agente repassador direto do BNDES também no Microcrédito, para valorizar os pequenos agricultores e os microempreendedores da cidade com empréstimos de recursos com juros reduzidos”.
Além disso, a Cooperativa se propõe atuar na liberação de recursos através do Fundo Social, um financiamento destinado ao desenvolvimento econômico de regiões fragilizadas, como é o caso da metade sul do estado. Conforme o Presidente da Crehnor Sul, Leonir Oliveira, para mudar o quadro atual destas áreas historicamente prejudicadas, é preciso desenvolver um projeto que trabalhe a autoestima das famílias através da geração de emprego e renda. “Com os recursos do Fundo Social será possível investir em assistência técnica que trabalhe na melhoria das propriedades, recuperação de solo e estímulo a produção. Através desta linha de financiamento o produtor pode até adquirir máquinas novas para trabalhar na terra. Trata-se de um projeto diferenciado”, concluiu.
Também participaram desta reunião o Deputado Federal Dionílso Marcon, responsável pelo agendamento da Crehnor com o BNDES e o Assessor da Crehnor Central Diogo Mattana. A comitiva foi recebida pelo Assessor da Diretoria do BNDES, Romeu Caputo acompanhado de Carlos Alberto Vianna da Costa e Rafael Mancuso da Área Agropecuária e Inclusão Social além de Paulo Roberto Anderson Monteiro e Daniela Alves de Lima – do Departamento de Economia Solidária.
Fonte:Jorge André Rogerio
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/