quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Reservatórios do Norte do RS operam com capacidade máxima

Devido ao aumento da afluência foi necessário abrir as comportas da Usina Hidrelétrica Itá
Enquanto alguns dos principais reservatórios de água do País sofrem com o baixo volume, no Norte do Rio Grande do Sul, na divisa com Santa Catarina, os dois principais reservatórios da região encontram-se em condições hidrológicas favoráveis. As Usinas Hidrelétricas de Machadinho e Itá, em Aratiba, no Alto Uruguai, operam com capacidade máxima de geração, atendendo a programação necessária para atendimento do Sistema Interligado Nacional que é realizado pelo Operador Nacional do Sistema.
Somente na primeira semana deste mês, o acumulado de chuva já superou o esperado para todo os 30 dias, explicou o responsável pela gerência regional dos complexos de usinas de Itá, Machadinho e Rio Passo Fundo, Roberto Luiz Deboni. Segundo ele, a usina de Itá pode fornecer energia para abastecer até 21% do Estado, e a de Machadinho até 16% do Rio Grande do Sul ou 23% de Santa Catarina
Devido ao aumento natural da afluência de água nos reservatórios, e consequente aumento do nível de água no lago, foi necessário abrir as comportas da Usina Hidrelétrica Itá. A abertura das comportas, que foi confirmada segunda-feira, foi tomada a partir do dia 1º de janeiro e estendeu-se até domingo, quando o fechamento foi realizado. No período de vertimento, quatro comportas foram abertas. Em Machadinho também houve elevação do nível de reservatório, mas não foi necessário abrir as comportas para vertimento para controle de nível.
O lago de Itá está 92,70% cheio, já em Machadinho o lago está com 93,09 % da sua capacidade.
Fonte:José Ody
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/