sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Programa Nas Ondas do Rádio leva educomunicação às escolas de São Paulo


A rede municipal de ensino de São Paulo apostou na educomunicação como proposta pedagógica. Por meio do programa “Nas Ondas do Rádio”, professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, além dos que atuam nas áreas administrativas nas unidades escolares, recebem cursos de capacitação em diversas mídias, novas e tradicionais.
Os conhecimentos adquiridos são repassados aos alunos, que desenvolvem projetos na área da comunicação, como rádios, vídeos, blogs, páginas em redes sociais, fotografia, animação, cinema, entre outros. Após aprovado pelo conselho da escola, a prefeitura oferece toda a infraestrutura necessária para sua realização.
“Com as mídias e suas tecnologias podemos promover um processo educacional de intervenção social, ou seja, sua produção pode ter impacto na comunidade”, explica Carlos Lima, professor e coordenador do “Nas Ondas do Rádio” da secretaria municipal de Educação de São Paulo. “A mídia para criança é uma brincadeira como qualquer outra desenvolvida no ambiente escolar. O brincar ajuda no desenvolvimento humano da criança.”
Todo o processo de planejamento, produção e veiculação dos conteúdos deve se pautar na participação, na colaboração e no trabalho coletivo dos alunos, garantindo o protagonismo dos estudantes. As diretrizes são sugeridas pelo educador, mas os alunos têm total liberdade para direcionar o projeto. “A liderança num projeto educomunicativo é do grupo e não do professor. A proposta é alterar o paradigma disciplinar pelo transdisciplinar, ou seja, revertendo a ordem de o professor restringir o caminho das propostas, dando autonomia aos alunos”, explica Lima.
No Imprensa Jovem , por exemplo, os alunos de ensino fundamental viram repórteres e transformam os laboratórios de informática em agências de mídia. Eles discutem e criam pautas, realizam coberturas jornalísticas na escola, na comunidade e até em grandes eventos da cidade. As equipes são responsáveis pela produção da informação e a veiculação dos conteúdos produzidos em diversas linguagens.
Como repórteres, os alunos saem às ruas para realizar as entrevistas
O projeto faz parte do Plano de Navegação do Autor-Aluno, que orienta os estudantes no desenvolvimento de um Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), obrigatório desde 2013 pelo Programa Mais Educação São Paulo. O trabalho começa a ser elaborado no 7º ano e é concluído e apresentado no final do 9º ano.
Tem Gato na Tuba
Outra iniciativa é a rádio escolar mirim “Tem Gato na Tuba”, desenvolvida pela professora Deise Regina com os alunos da Emei Guia Lopes, na Zona Norte. As crianças, de cerca de cinco anos de idade, fazem entrevistas, matérias sobre os projetos desenvolvidos em sala de aula e na escola, música e outras notícias.
“Com a expansão da internet, percebemos que a mídia de rádio era muito pouco conhecida entre os alunos. Começamos a trabalhar todas as funções, como locutor, apresentador, repórter e músicos, sempre explicando que elas são igualmente importantes”, afirma Deise.
Segundo ela, a iniciativa fez os alunos ganharem autonomia. “Em várias ocasiões a criança que pouco se manifestava na sala de aula mudou a identidade com o microfone nas mãos. A autoestima é outra com o grupo. O resultado que queríamos era justamente este protagonismo”, completa Deise Regina.
As pautas de todos os programas são colocadas em um painel no pátio da escola
São as crianças que escolhem as pautas dos programas. Entre as prediletas da garotada está a seção “As mais pedidas”. Nela, os alunos saem pela escola perguntando para colegas, funcionários e professores os “hits” do momento. Em outros casos, os alunos mesclam brincadeiras com assuntos discutidos em sala de aula.
“Este ano trabalhamos muito a imagem do Nelson Mandela. Em quase todos os programas ele foi unanimidade na reunião de pauta”, relembra. A orientadora entende que dessa forma fica mais fácil as crianças assimilarem temas recorrentes como preconceito e desigualdade racial. “Como as questões sociais estão presentes constantemente no que elas aprendem na escola, quando sugerimos os assuntos da rádio eles se manifestam justamente neste sentido”, afirma Deise Regina.
A frequência da rádio ultrapassa os muros da escola. O projeto “Tem Gato na Tuba” já fez intervenção no Mercado Municipal, na Bienal do Livro e entrevistas exclusivas com o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e a primeira-dama Ana Estela Haddad. Entre os temas abordados no bate-papo com a esposa do prefeito e coordenadora do “São Paulo Carinhosa”, as crianças a questionaram sobre o significado da palavra racismo, como conta a educadora Deise Regina.
“A primeira-dama se impressionou com o conhecimento dos alunos sobre a questão do racismo. Estamos formando além de estudantes, cidadãos. Como eu costumo dizer, o lema da nossa escola é ‘Ninguém é igual a ninguém, ainda bem’”, conclui.
Mariana Silva Lima (à esquerda), assistente de direção do EMEI Guia Lopes; e Deise Regina, POIEO “Nas Ondas do Rádio” atende desde a educação infantil até ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos. Escolas bilíngues de educação surda, centro de educação e cultura indígenas nas três aldeias existentes na cidade também são atendidas pelo programa. A secretaria disponibiliza umamidiateca, que pode ser utilizada por educadores, alunos e participantes de projetos desenvolvidos em suas escolas.
Mariana Silva Lima (à esquerda), assistente de direção da Emei Guia Lopes; e a professora Deise Regina
Como participar
O programa “Nas Ondas do Rádio” oferece cursos com aproximadamente 1.000 vagas por ano para educadores da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Os cursos visam à formação de educadores, tendo como proposta o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas para produção midiática no espaço escolar.
A adesão ao programa está vinculada à ampliação da jornada escolar do aluno com projetos de radioescola, jornal escolar, produção de vídeo, fotografia, cineclube, HQ, entre outros projetos educomunicativos. É possível receber o kit de equipamentos ou verba para compra.
Via SpressoSP

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