quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Presas 16 pessoas em 7ª fase da Leite Compen$ado no RS

Fraude consistia na adição de água e sal ao alimento em seis municípios gaúchos
Dezesseis pessoas foram presas durante a 7ª fase da operação Leite Compen$ado deflagrada na manhã desta quarta feira no Norte do Estado. Foram cumpridos 16 mandados de prisão e outros 17 de busca e apreensão em Erechim, Gaurama, Jacutinga, Machadinho, Maxilimiliano de Almeida e Viadutos. Uma pessoa é considerada foragida pela Justiça. O nome dos presos, no entanto, não foi divulgado pelo Ministério Público (MP).
Os 16 detidos responderão por associação criminosa e adulteração de produtos alimentícios. Todos serão encaminhados para o Presídio Estadual de Erechim. Na semana que vem, o MP vai retornar a cidade para fazer as oitivas dos presos. Ficou definido que a base de recebimento de leite da Cotrel passará por um regime especial de fiscalização sem prazo para reabrir. E a base de Jacutinga, foi interditada depois da ação desta quarta.
A fraude consistia na adição de água e sal ao leite por alguns produtores dos municípios de Machadinho, Maximiliano de Almeida e Viadutos. De acordo com a coordenação da operação, há 62 laudos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) constatando adulteração, entre outras irregularidades. Segundo a promotoria de Justiça do MP, depois de adulterado, o leite era entregue em dois postos de resfriamento em Erechim e Jacutinga. Conforme as investigações, os suspeitos de adulteração, tanto produtores quanto motoristas, adicionavam sal ao leite com água para ampliar o ponto de congelamento do líquido e mascarar a fraude.
As empresas destinatárias que receberam o leite terão que prestar contas sobre o que foi feito com o leite adulterado. Segundo o MP, o leite era entregue em dois postos de resfriamento: Rempel & Coghetto Ltda, em Jacutinga, e Cotrel (Cooperativa Tritícola Erechim Ltda), em Erechim.
A ação foi coordenada pelas promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor do Ministério do Público gaúcho, com o apoio da Brigada Militar (BM), Receita Estadual, Mapa e Ministério Público (MP) de Santa Catarina.
Destino dos leites da Cotrel
• DPA – Nestlé , em Palmeiras das Missões, Rio Grande do Sul;
• Cootal, Taquara, no Rio Grande do Sul;
• Aurora, em Pinhalzinho, em Santa Catarina;
• Kerlac, Rio Fortuna, em Santa Catarina;
• Laticinios ME, em Coronel Vivida, no Paraná
• Laticínio IPÊ.
Destino dos leites da Rempel & Coghetto Ltda
• BRF, de Teutônia, no Rio Grande do Sul
Fonte:José Ody
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/