quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Política pública de apoio à cadeia produtiva do bambu é aprovada na Assembleia

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (2), o projeto 290/2013 de autoria da deputada Marisa Formolo (PT), que dispõe sobre a Política Estadual de Apoio ao Bambu. O projeto aprovado por 42 votos favoráveis e nenhum contrário, prevê a assistência técnica e extensão rural e a capacitação, crédito e incentivos, apoio à pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico à comercialização, à industrialização e à certificação de origem e qualidade dos produtos.
O objetivo da proposta é estabelecer uma política de incentivo à cadeia produtiva do bambu através de ações governamentais e de empreendimentos privados. Na defesa do projeto, a deputada observou que o bambu é uma planta de características especiais que pode contribuir como fonte de matéria-prima renovável aplicável em diversas áreas da economia como produção de brotos para alimentação, caules para uso pelo setor moveleiro, madeireiro, construção civil, artesanato, plantas para uso paisagístico, dentre outras possibilidades que podem ser criadas com o desenvolvimento de pesquisas. “A ideia é incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do bambu e assim gerar produção rural, incrementar a indústria de transformação e criar uma nova matriz produtiva com geração de emprego e renda”, justificou a deputada Marisa.
A produtividade e a versatilidade de utilização, com manejo relativamente fácil, comparado a outros cultivos, foram outras características destacadas pela parlamentar. “O bambu coloca-se como fonte de diversificação produtiva à geração de trabalho e renda, tanto para meio rural como para urbano. E ainda pode integrá-los em uma cadeia produtiva que vai da atividade agrícola ao uso industrial e artesanal, da colher ao piso e ao telhado, passando pelo desenvolvimento de móveis de alta qualidade e design avançado com potencial de gerar benefícios sociais e econômicos para muitas regiões”, sustentou.
Somando-se aos usos já citados, o bambu pode desempenhar grande importância ambiental, pois pode contribuir para evitar o desmatamento e sequestrar carbono. “A partir da aprovação do projeto, o RS terá uma política pública direcionada à produção e utilização do bambu, que como se percebe, pode beneficiar milhares de pessoas e suas regiões e ainda contribuir para a recuperação de áreas degradadas”.
Claiton Stumpf
MTb 9747
(51) 9643.3722
(54) 9627.1433

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/