sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PASSO FUNDO - CONSTANTINENSE CRIA E DISPONIBILIZA ACERVO PARA PESQUISA

A revista O Cruzeiro foi um marco dentro da comunicação no país. Até nossos dias, muitos á definem como a maior revista que circulou no país. Tanta história e conteúdo se perderam com o tempo, mas parte desse conteúdo pode ser visto novamente.
Formado em jornalismo e Mestre em História, o fotógrafo Vagner Guarezi manteve por anos um rico e vasto acervo, que chegam ao número superior de 400 revistas. Guarezi comentou ao Diarío RS que a coleção começou a partir do conhecimento das aulas de história da comunicação, quando teve os primeiros contatos com a mesma.
O interesse o levou a garimpar e procurar pela revista com pessoas mais velhas, pessoas as quais poderiam ter convivido com a pujante e visionária revista. Como resultado, o colecionador conseguiu juntar mais de 400 exemplares. Destaca ele, que o prazer em guardar as revistas era compensador, e para tanto, o motivava a conseguir novos exemplares.
Sendo utilizada como base documental para o mestrado, Guarezi, em parceiria com a UPF, criaram o Acervo Vagner Guarezi, onde disponibilizarão, através do Arquivo Histórico Regional, os exemplares para consulta. “pretendemos com isso, fomentar a pesquisa, agregar conteúdo e principalmente, ver novos pesquisadores usarem as revistas como documento para suas investigações”, comenta Guarezi.
Guarezi ainda comentou que a revista que nasceu em 1928 chegou a ter uma vendagem de 720,000 exemplares em uma única semana em 1954. Com uma população de 50 milhões de habitantes, índice de analfabetismo chegando aos 50%, mais a dificuldade de logística, a limitação gráfica do período, só enriquece a importância da revista no cenário nacional.
000aaunnamed 4
"o prazer em guardar as revistas era compensador, e para tanto, me motivava a conseguir novos exemplares", destaca Guarezi.
Fonte: DIARIORS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/