terça-feira, 11 de novembro de 2014

Iniciativa quer evitar extinção de ave no Norte gaúcho

Restam hoje no Estado apenas 400 exemplares do papagaio-de-peito-roxoMobilizada pela preocupante situação de conservação do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), a comunidade de Sarandi, no Norte do Estado, criou uma força-tarefa para evitar a extinção da ave. O grupo, formado por representantes de diversos setores, desenvolverá ações no sentido de aumentar a população da espécie, agregando estratégias conservacionistas no Parque Estadual do Papagaio-Charão.
A força-tarefa centrará ações na localização dos ninhos dos papagaios e na sensibilização do público para não comprar ou tirar essas aves dos ninhos. A iniciativa conta com o apoio de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo, técnicos do Projeto Charão e da Asapan (Associação Sarandiense de Proteção do Ambiente Natural).
Segundo o professor Jaime Martinez, pesquisador e extensionista do Projeto Charão, da UPF, atualmente a população total da espécie no Brasil não deve ultrapassar 3 mil indivíduos, restando cerca de 400 no Rio Grande do Sul, sendo Sarandi um dos poucos municípios no Estado que abriga essa ave. “Ela está associada às florestas com araucárias e, no Parque Estadual do Papagaio-Charão, localizado em Sarandi, é a espécie mais observada”, disse Martinez. O professor ressaltou, porém, que apenas o parque não está garantindo a sobrevivência do papagaio-de-peito-roxo, que também depende de áreas florestais num raio de 25 km no entorno do parque, onde busca alimentos e locais de reprodução.
Martinez destacou ainda que o município de Sarandi — destaque no cenário regional pela sua agricultura forte, pela vitivinicultura, pela indústria do vestuário e pela conservação de mil hectares da floresta com araucárias no parque estadual — agora dá um importante exemplo de união da comunidade pela conservação da biodiversidade.
Foto: Jonas Kilpp / Especial / CP
Fonte:Correio do Povo
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/