segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cadeia da suinocultura é debatida em Seminário Regional em Palmitinho

Para discutir a atual situação da suinocultura na região, a Associação de Suinocultores do Médio Alto Uruguai e a Emater/RS-Ascar promoveram na noite de ontem (13/11), o I Seminário Regional da Suinocultura e II Seminário Municipal, em Palmitinho. O evento aconteceu no salão paroquial do município e reuniu cerca de 240 participantes, de 12 municípios da região, entre suinocultores, entidades do setor e alunos do curso superior de Tecnologia em Agropecuária.
Em novembro do ano passado, foi realizado o I Seminário de Suinocultores de Palmitinho, com o objetivo de trazer informações para os suinocultores do município sobre o mercado e o consumo da carne suína. Para este ano, o evento foi pensado em âmbito regional, visando à consolidação de uma parceria entre os produtores de toda a região. A suinocultura é uma das atividades destaque no Rio Grande do Sul. Mais de 500 mil pessoas, de forma direta ou indireta, dependem da suinocultura no Estado. São mais de 176 mil famílias, que correspondem a 5,5 % da população gaúcha, presente em 308 municípios. Em Palmitinho, a suinocultura é responsável por 70,3% da arrecadação do imposto sobre mercadorias e serviços no município e envolve mais de 100 famílias nesta atividade.
Como forma de capacitar os suinocultores presentes no Seminário, foi apresentado um painel sobre aptidão e manejo do solo para o descarte de dejetos, coordenado pelo assistente técnico estadual em Solos da Emater/RS-Ascar, Edemar Valdir Streck. Na sequência, o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, comandou o painel sobre a atual conjuntura da suinocultura. Segundo ele, o RS é o segundo maior estado produtor, chegando a uma produção de 650 mil toneladas, com 320 mil matrizes. Traçando um panorama entre os municípios, em 2013, Palmitinho conquistou a segunda posição na quantia de abate de suínos, com mais de 150 mil animais abatidos em um ano. Folador apresentou ainda, as tendências mundiais de mercado e uma análise das formas de organização da produção.
O gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Leonir Bonavigo, afirmou a importância do evento, salientando a participação da Emater/RS-Ascar nesse processo de discussão. “Esse debate sobre a cadeia da suinocultura não deve ser apenas sobre a questão produtiva, mas também organizacional. É necessário abrir espaços de diálogo entre quem produz e quem comercializa, promovendo um equilíbrio no setor. A Emater/RS, enquanto entidade que promove a agricultura familiar, apoia e participa desses momentos, buscando desenvolver a suinocultura em toda a região”, declarou Bonavigo.
O evento contou com a presença do prefeito de Palmitinho, Luis Carlos Panosso, do presidente da Associação dos Suinocultores de Palmitinho, Valdecir Negrini, do secretário Municipal da Agricultura, Leandro Albarello, entre outras autoridades de Palmitinho e região.
Ao final da discussão, como encaminhamento, ficou definido que o Seminário Regional será itinerante e acontecerá anualmente, em municípios que tenham associações de suinocultores já formadas. Foi composta também uma Câmara Técnica para discutir permanentemente os assuntos ligados à suinocultura em âmbito regional, inicialmente formada pelas Associações dos Suinocultores do município de Pinheirinho do Vale, Palmitinho, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul e Pinhal, Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Emater/RS-Ascar e Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau). Ao longo do processo de discussão, outras entidades ligadas ao setor serão convidadas a participar da Câmara Técnica. Para dar continuidade ao debate, a primeira reunião está marcada para o dia 27 de novembro, no escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen.
Texto: Marcela Buzatto
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefones  (51)3213-0787
(55) 9968-6199

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/