sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Semana Farroupilha: curiosidades sobre o chimarrão

Em comemoração a Semana Farroupilha, buscamos várias curiosidades sobre a bebida mais tradicional do Rio Grande do Sul, o chimarrão. Dicas interessantes para aqueles que adoram preparar um bom chimarrão, seja para beber em casa com a família ou levar nos passeios com os amigos, a bebida é perfeita para muitos momentos.

Curtindo a cuia nova!

Para usar uma cuia nova ou que esteja sem uso há vários meses recomenda-se que seja lavada com água FRIA deixando que as paredes internas fiquem úmidas. Em seguida coloca-se 1 colher de erva mate seca movimentando-a dentro da cuia para que grude nas paredes internas. Repetir a operação acima a cada 4 ou 5 horas por 2 ou mais vezes. Importante: após o uso lava-se a cuia e deixa-se secar à sombra na posição horizontal.
Erva-mate energizante.
Sustenta as forças e o vigor do corpo humano durante o dia todo, independentemente até de qualquer outra alimentação. É muito recomendada para dietas.
Um prazer compartilhado.
Uma roda de chimarrão é um momento de descontração, fazendo parte de um ritual indispensável para unir gerações. O mate pode ser tomado de três maneiras: solito (isoladamente), parceria (uma companheira ou companheiro) e em roda (em grupo).
Matear com excelência!
- A mão direita – A entrega da cuia e o recebimento do mate devem ser feitos com a mão direita.
- A água para preparar o mate – A temperatura nunca deve estar muito quente, pois pode queimar a erva, dando um gosto desagradável ao mate e lavando-o rapidamente, o recomendado é entre 80º e 85º graus.
- Em roda de mate – É comum, após o primeiro mate, que sempre é do iniciar a roda pelo mais velho ou por alguém a quem se queira homenagear.
- Roncar a cuia – Uma vez servido o mate, deve ser tomado todo, até esgotá-lo, fazendo roncar a cuia.
Os tipos de mate:
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/