segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Maior usina de energia solar do país foi construída em telhados, com financiamento da CAIXA

Projeto de geração de energia e renda executado em Juazeiro(BA) é uma das ações do banco na área de sustentabilidade.
Com financiamento da Caixa Econômica Federal, dois empreendimentos de habitação popular localizados em Juazeiro, Bahia, têm funcionado, desde o início do ano, como uma usina de energia solar a partir da instalação de placas fotovoltaicas nos telhados de cada casa, produzindo 2,1 quilowatts, garantindo uma renda extra para os moradores.
Segundo o gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa Econômica Federal, Jean Benevides, o projeto de Juazeiro “é a maior usina solar do país”. Jean Benevides apresentou nesta quinta-feira (21), no seminário “Políticas de Responsabilidade Socioambiental em Instituições Financeiras de Desenvolvimento”, o diferencial da CAIXA na área de sustentabilidade.
“Testamos essa inovação e vimos que este modelo dá certo, inclusive com o envolvimento da comunidade local. A energia gerada é vendida no mercado livre e a receita é dividida com os moradores e com o condomínio”, diz.
O projeto de geração de renda e energia, financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, foi apenas uma das ações apresentadas pelo gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental para mostrar a preocupação da CAIXA com a sustentabilidade em diversas áreas, participando ativamente de inovações e negócios sustentáveis, trabalhando o tema da construção sustentável e criando linhas voltadas à eficiência energética e energias sustentáveis.
“Começamos com as compras das máquinas de ATM (o caixa automático para sacar dinheiro e autoatendimento). Temos um critério de eficiência energética desses produtos e só ganha a licitação a empresa que fornecer o equipamento com esta preocupação”. O gerente acrescenta que os equipamentos têm vida útil de oito anos cada.
Segundo ele, a CAIXA, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), incentiva as indústrias a obterem a licença ambiental. Com este projeto, o banco financia a regularização ambiental dos estabelecimentos comerciais.
As inovações sustentáveis são incentivadas pelo Socioambiental CAIXA, criado em 2010 com o objetivo de promover a cidadania e o desenvolvimento sustentável e que detém 2% do lucro líquido do banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/