terça-feira, 19 de agosto de 2014

Vinte suspeitos de adulterar leite são presos em operações em SC e RS

Foram presos 14 homens e seis mulheres em SC e RS (Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)Foram presos 14 homens e seis mulheres 
(Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Chapecó, no Oeste catarinense, prendeu 20 pessoas e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em duas operações em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul na manã desta terça-feira (19). As investigações estão relacionadas à falsificação e adulteração do leite em duas empresas com sede em Santa Catarina.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), as apurações iniciaram há cerca de cinco meses e estão focadas em empresas de laticínios, unidades resfriadoras e transportadoras de leite. A suspeita é de que empresários e funcionários estejam falsificando e adulterando o leite, tornando-o nocivo à saúde ou reduzindo o valor nutricional.

Foram presos 14 homens e seis mulheres e cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas unidades industriais, residências e propriedades rurais de sete cidades do Oeste de Santa Catarina e Noroeste gaúcho.
Operações recebem os nomes de "Leite Adulterado I" e "Leite Adulterado II" (Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)Operações ocorreram em SC e RS
(Foto: Eduardo Cristófoli/RBS TV)
Foram mobilizados, para atuar nas operações cerca de 60 agentes dos Gaeco, uma força-tarefa entre MPSC, Polícias Civil e Militar e auditores da Secretaria da Fazenda estadual.

As operações recebem os nomes de "Leite Adulterado I" e "Leite Adulterado II", cada uma relacionada a uma empresa, cujas unidades investigação estão nos municípios de Lajeado Grande, Ponte Serrada e Mondaí, em Santa Catarina, e Vista Alegre, no Rio Grande do Sul. As empresas são Lajeado Grande e Mondaí. Até 11h30, não havia ninguém na Lajeado Grande que pudesse falar sobre o assunto. Com a Mondaí, o G1 não conseguiu contato.

Retirada do mercado
No dia 12 de agosto, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina determinou a retirada do mercado do leite UHT integral da marca Lajeado Grande fabricado em 7 de junho de 2014 devido à confirmação da presença do formol no alimento. O produto tem validade para 5 de outubro de 2014, lote número H:16:03 L59, sob inspeção do SIF/DIPOA número 0038/1501.
Do G1 SC
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/