sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Foi roubado? Veja como proteger informações do seu celular

Pelo menos 25% dos brasileiros já teve um celular roubado
Os smartphones e celulares têm sido, na maioria das vezes, alvo dos assaltantes em roubos e furtos nas grandes cidades. Em São Paulo, por exemplo, aproximadamente 18 celulares são roubados por hora, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Uma pesquisa realizada pela F-Secure, empresa especializada em segurança digital, ainda revela que pelo menos 25% dos brasileiros já teve um celular levado.
Com os smartphones, cada vez mais informações são armazenadas no dispositivo, e como ninguém está livre de um dia poder fazer parte destas estatísticas de roubo, é preciso ficar atento com a segurança das informações que estão no seu celular para você não ter dor de cabeça depois, explica o diretor-geral da BemMaisSeguro.com, Marcello Ursini.
“Como resistir a entrega do aparelho não é uma ação nunca indicada, é importante saber como bloquear o celular para proteger seus dados e impedir que tenham acesso às informações sobre sua vida pessoal ou profissional.”
Confira algumas dicas para evitar prejuízos maiores, caso passe por esta situação:
1- IMEI
Todos os aparelhos têm um código contra roubos chamado IMEI (International Mobile Equipment Identify), que pode ser encontrado na nota fiscal, na caixa ou sob a bateria do aparelho. Assim que seu celular for comprado, descubra e anote esse número em um lugar seguro. Outra forma de descobri-lo é digitar *#06# e o numero aparecerá.
Com este número em mãos, esta é a forma mais rápida de bloquear um celular roubado. Após este procedimento, faça um boletim de ocorrência na Polícia para provar que, caso ele seja usado de forma ilícita, ele não está mais sobre seus cuidados. Feito isso, o próximo passo é ligar ou comparecer a uma loja de sua operadora com os números de boletim e IMEI em mãos para bloquear o telefone e o chip.
2- Gerenciador do sistema
É possível também bloquear os celulares remotamente por meio dos gerenciadores do sistema. Para qualquer sistema operacional é importante cadastrar e configurar sua conta o quanto antes:
Para Android: o bloqueio deve ser feito por meio do Android Device Manager, do Google, fazendo login com a conta registrada do aparelho e clicar no item de configuração de bloqueio e limpeza.
Para iOS: usuários dos aparelhos da Apple devem entrar na iCloud de outro aparelho e, fazer o login na AppStore ou iTunes e clicar em “Buscar meu iPhone”, que marcará seu aparelho com um ponto verde no mapa. Clique no “i” e siga as orientações.
Para Windows Phone: basta acessar a opção “Localizar meu telefone” na loja virtual do sistema da Microsoft. Depois de configurar o serviço será possível encontrar opções para “tocar”, “apagar” e “bloquear” o celular, seguindo as instruções.
3- Mantenha sempre um backup atualizado de seus dados e agendas
Sempre que possível, salve as fotos, vídeo, arquivos e contatos em um arquivo em nuvem ou no computador.
4- Não deixe senhas de bancos salvas
São tantas senhas que a gente costuma confundir e com os smartphones ficou mais fácil anotar essas senhas seja em um bloco de anotações ou em aplicativos seguros. Porém, evite deixar essas informações armazenadas no celular, pois caso seja roubado, será possível acessar as contas de banco.
5- Baixe aplicativos gratuitos de rastreamento
No caso do iPhone, o próprio sistema da Apple oferece o rastreamento do celular. Já no caso do Android, o usuário pode baixar aplicativos que prestam o mesmo serviço. Caso do Phone Finder, Avast! Mobile Security e o Where’s My Droid.
6- Salve seus documentos importantes em aplicativos com senhas
Caso você queira garantir uma proteção maior para os dados que estão no seu aparelho, baixe um aplicativo com senha – ele permite que o usuário guarde informações importantes com dupla proteção (a senha do celular + a senha do aplicativo).
Fonte:Por InfoMoney
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/