quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bolo de Banana Caramelizada

Ingredientes
MASSA:
3 ovos
3 colheres (sopa) de margarina
1 e ½ xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Cobertura
1 xícara de açúcar
5 a 7 bananas tipo caturra
Modo de preparo
Comece preparando o caramelo. Tem duas maneiras. Uma é colocando o açúcar em uma panelinha, mexendo com colher de pau até que derreta e fique dourado e, rapidamente, derramá-lo na assadeira onde fará o bolo, espalhando por todo o fundo e laterais. O outro jeito é colocando a assadeira de alumínio com o açúcar diretamente sobre o fogo e ir mexendo com a colher. Este segundo método tem a vantagem de não sujar outra panelinha, mas, fora isso, é bastante complicado, pois derrete de um lado, não do outro, começa a escurecer querendo queimar numa ponta, enfim, eu vou optar sempre pela panelinha!!
A assadeira tem que ser de tamanho médio (22 x 34 cm).
Assim que esfriar um pouco, distribua as bananas como preferir. Eu cortei no sentido do comprimento em três partes cada banana. Mas você pode fazer em duas ou até em quatro, dependendo da grossura das bananas e da sua preferência. Também dá para fazer em rodelinhas, mas é muito mais trabalhoso.
Separe as claras e reserve em uma vasilha para depois batê-las. Em outro recipiente, misture as gemas com o açúcar e a margarina, batendo bem com colher. Acrescente a farinha, o leite, fermento e sal e misture. Usando a batedeira, bata as claras em ponto de neve. Reserve. Use a batedeira (não precisa lavar as pás) para bater a massa por um a dois minutos (até ficar bem lisinha). Desligue, junte as claras, mexendo delicadamente.
Despeje sobre as bananas e leve ao forno previamente aquecido, em temperatura média (200°C) por 35 a 45 minutos (faça o teste do palito.
É obrigatório desenformar o bolo ainda quente pois se esfriar o caramelo endurece e sua frustração vai ser imensa!!!
Quando for virá-lo, faça com um único movimento e dê uma leve sacudida antes de tirar a forma, para garantir que ele tenha desprendido, certo?
Postado por:Elisete Bohrer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/