sexta-feira, 4 de julho de 2014

Governo do Estado vai decretar situação de emergência coletiva

Em reunião na manhã desta quinta-feira (03), com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, em Brasília, ficou definido o encaminhamento do decreto coletivo de emergência para os municípios com situação de emergência homologada pela Defesa Civil para esta sexta-feira (04). Até o momento, são 99 municípios atingidos por enchentes. O secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Oscar Luiz Moiano, acompanhados de prefeitos e representantes regionais dos municípios, foram recepcionados pelo ministro e pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, general Adriano Pereira Junior.
Segundo o secretário-chefe da Casa Militar, Cel. Moiano, a Defesa Civil esteve emergencialmente nos municípios, através de 11 regionais, auxiliando os prefeitos na confecção do Processo do Decreto de Emergência. “Agora, após a assistência humanitária, conseguiremos com a união entre governos federal e estadual auxiliar nas demandas de cada um”, disse.
“O Estado se sente em condições de arcar com essa necessidade. O compromisso que assumimos é que nesta sexta-feira (04), com as informações que reunimos nos encontros de trabalho com os municípios, temos condições de remeter à Secretaria Nacional de Defesa Civil e ao Ministério este plano de trabalho. Ações integradas, através das etapas legítimas, são fundamentais. As primeiras ações foram para salvaguardar a vida das pessoas e para a construção de um conjunto de ações e serviços para minimização de danos através da Sala de Situação instaurada pelo governador Tarso genro”, afirmou o secretário Jorge Branco.
O ministro colocou a Defesa Civil Nacional prontamente à disposição do Governo do Estado. “Com a solicitação em mãos, podemos também passar a outros ministérios para angariar toda a ajuda possível aos municípios. O Governo Federal, através da presidente Dilma, tem se prontificado imediatamente para ações da Defesa Civil. O que estiver ao nosso alcance, vamos fazer. Estamos trabalhando no limite pra desburocratizar o máximo possível essa liberação de recursos”, disse Teixeira.
Ainda na manhã desta quinta-feira, o Governo do Estado teve agenda com o ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e nos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Cidades.
Acompanhe a atualização de dados pelo site da Defesa Civil.
Texto: Fernanda Dreier e Sacha Rochele Núñez
Heloise Santi
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
Telefones (51)3213-0787
(55) 9968-6199

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/