sexta-feira, 6 de junho de 2014

Municípios da região Rio da Várzea tem prioridade para o recebimento de protetor solar

Os municípios de Três Palmeiras, Constantina e Jaboticaba, na região Rio da Várzea fazem parte do grupo de 129 municípios prioritários, que receberão, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), protetores solares para distribuição aos trabalhadores rurais.

Os protetores, que estão armazenados no Laboratório Farmacêutico do Estado, serão retirados pelas Coordenadorias Regionais de Saúde e encaminhados para os 129 municípios prioritários. Os sindicatos serão responsáveis pelo encaminhamento dos trabalhadores cadastrados às Unidades Básicas de Saúde, sendo que o produto será disponibilizado nas farmácias especiais dos municípios.

A secretária Estadual da Saúde Sandra Fagundes lembrou, que o fornecimento dos protetores aos usuários é fruto de uma longa jornada e vigilância dos trabalhadores rurais. "Estamos tirando do papel a conquista de uma lei, levando a cerca de 100 mil pessoas a efetiva prevenção e promoção da saúde", afirmou. A secretária destacou que a aquisição dos protetores (300 mil frascos) também foi possível graças ao percentual de 12% do orçamento que passou a ser investido em saúde.

Municípios Prioritários
Seguindo critérios técnicos, os protetores serão disponibilizados a 129 municípios que são considerados prioritários por apresentarem maior mortalidade por melanoma, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), bem como cidades prioritárias que contam com populações de pescadores e aquicultores. 

No Rio Grande do Sul, segundo o INCA, a incidência de melanomas malígnos está acima da média nacional, com estimativa para este ano de 6,78 novos casos para cada 100 mil homens e 7,42 novos casos para cada 100 mil mulheres.

MUNICÍPIO
ÓBITOS MELANOMA
Três Palmeiras
3
Constantina
3
Jaboticaba
3


Fonte:Heloise Santi
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/