sábado, 28 de junho de 2014

Iraí - decreta calamidade pública e segue com ponte bloqueada

Mais de 1,3 mil pessoas seguem fora de casa em Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul, onde a chuva forte dos últimos dias causou cheias nos rios Uruguai e do Mel. A prefeitura do município decretou estado de calamidade pública. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos 400 pessoas estão desabrigadas e 900 desalojadas. Na manhã deste sábado (28), uma nova vistoria na ponte que liga a cidade a Santa Catarina descartou a liberação do trecho.
Por volta das 10h, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu a vistoria na ponte, que teve a estrutura danificada em razão da chuva. O local seguirá interditado por tempo indeterminado, até que o nível da água baixe. O bloqueio vale inclusive para pedestres.Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio Uruguai está 17 metros acima do normal. Já de acordo com a empresa que cuida da obra na ponte, o nível do rio está 19 metros acima do nível normal.

O caminhoneiro Selmo Furlaneto, que mora há 15 quilômetros de Iraí, queria passar a pé pela ponte, mas foi impedido. Ele deixou o caminhão em um posto de gasolina. "Vou esperar para poder passar", afirma.
Mais de 4,6 mil pessoas amanheceram fora de casa no Rio Grande do Sul na manhã deste sábado (28), devido à chuva, segundo balanço divulgado às 7h pela Defesa Civil. Os números não tiveram modificação em relação ao levantamento do fim da tarde de sexta (27). No total, 3.066 moradores da região amanheceram desalojados, enquanto 1.609 estão desabrigados. O Rio Uruguai é o mais afetado pelas cheias.
Em Porto Mauá, na Região Noroeste, o Rio Uruguai estava com 18 metros na tarde de sexta (27) e na manhã deste sábado as réguas marcavam 19,5, de acordo com a prefeitura do município. Segundo a Defesa Civil, 183 estão desabrigados e 40 desalojados.
A previsão do tempo para domingo é que a chuva continue, mas perca força. Pela manhã de domingo vai chover sobre todo o Rio Grande do Sul sendo que as pancadas vêm com maior intensidade na região central do estado. A partir da tarde de domingo a chuva começa a perder força e se concentra em todo o centro e leste gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/