sexta-feira, 6 de junho de 2014

Com recorde de medidas e investimento, lançamento do Plano Safra Estadual acontece nesta segunda-feira

Com 66 medidas de apoio à agricultura, e um investimento superior aos R$ 2,6 bilhões registrados no ano passado, será lançado nesta segunda-feira (09), em Canguçu, o Plano Safra Estadual para o período 2014/2015. Complementar ao Plano Safra do governo federal, o projeto do Governo do Estado chega à terceira edição reunindo as políticas dirigidas a toda a atividade agrícola e pecuária, envolvendo produção, processamento, armazenamento e comercialização dos produtos, serviços e insumos agrícolas, pecuários, pesqueiros e florestais, com prioridade para a agricultura familiar. Os recursos são disponibilizados pelo Governo do Estado, Banrisul, Badesul, BNDES e BRDE.
O município de Canguçu, na região Sul do estado, foi escolhido por ter a  maior concentração de minifúndios da América Latina, com mais de 11 mil propriedades. O ato contará com a presença do governador Tarso Genro, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, que fará uma apresentação do Plano Safra Federal, e de secretários de Estado. O lançamento do Plano Safra Estadual 2014/2015 acontece a partir das 9h30min de segunda-feira (09), no Centro de Treinamento de Agricultores da Emater-RS/Ascar de Canguçu. Após esta primeira atividade, haverá um lançamento dirigido à agricultura empresarial, marcado para o dia 13 de junho (quinta-feira), em Alegrete.
Para os secretários de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Elton Scapini, e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, os três Planos Safras já lançados pelo no estado têm feito grande diferença na qualidade de vida e melhoria da renda no campo. “Fazendo um balanço daquilo que já executamos ou estamos executando, podemos afirmar que nossos programas chegam aos 497 municípios do Estado, beneficiando 250 mil famílias, tornando o meio rural, um local melhor para viver e produzir”, relata Scapini.
Segundo o Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio Claudio Fioreze, “o investimento sistemático na Agropecuária, expresso na criação de um Plano Safra estadual, tem de ser reconhecido como decisivo para a recuperação do desenvolvimento econômico do estado”. Em 2013, o PIB do Rio Grande do Sul alcançou o maior crescimento do país, com 6,4%, e no primeiro trimestre deste ano confirma o bom momento econômico, com 3,2% de evolução do PIB. Ambas as expansões foram alicerçadas pelas safras agrícolas recordes e pela evolução do setor agropecuário.

PLANO SAFRA ESTADUAL
PRINCIPAIS OBJETIVOS
• Fortalecer a produção agropecuária;
• Combater a miséria no campo;
• Prevenir e combater os efeitos da estiagem;
• Melhorar a infraestrutura rural;
• Recuperar a capacidade de investimento e gestão do Estado.

QUEM PODE ACESSAR?
Todos os produtores rurais, com prioridade para os agricultores familiares, pescadores artesanais, assentados e membros de comunidades quilombolas e indígenas.

Texto: Andrea Sommer (SDR)/ Nandressa Cattani (Seapa)
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/