sexta-feira, 2 de maio de 2014

Rio Grande do Sul é o Estado que mais se destaca no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

O Rio Grande do Sul é o Estado que apresenta melhores resultados no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Formação Inicial e Continuada (Pronatec-FIC), de acordo com levantamento do Governo Federal. A Formação Inicial e Continuada (FIC) é uma oportunidade para aqueles que, mesmo sem recursos financeiros, buscam qualificação para se destacar no mercado de trabalho.
Neste primeiro semestre de 2014, são 95 mil novas vagas de cursos destinados a famílias de baixa renda, em 350 cidades do Rio Grande do Sul. Em 2013, foram abertas mais de 100 mil vagas em 328 municípios gaúchos, quase o dobro do que foi registrado no ano anterior.
Esses dados colocam o Estado na posição de menor índice de desemprego nos últimos anos. De 2011 a 2014, foram colocadas mais de 120 mil pessoas no mercado de trabalho.
A atuação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), se dá através da interlocução com o Sistema S, formado pelo Senai, Senac e Sesi, além de outras parcerias, e também na busca ativa das pessoas por oportunidade de qualificação. "Nossa missão está em acolher as pessoas nos programas sociais, qualificá-las e empregá-las, por meio de inserção no mercado formal do trabalho", afirma o secretário da STDS, Edson Borba.
Borba destaca que o Estado recuperou a capacidade de oferecer oportunidades. "Esta é uma conquista da comunidade gaúcha. Voltamos a ser um celeiro de mão de obra qualificada. Já realizamos 104 mil matrículas em 2013 e a meta para 2014 é atingir 150 mil. Isso tem relação com as políticas públicas desenvolvidas por este governo", disse.
Os cursos que tiveram maior procura em 2013 foram os de auxiliar administrativo, operador de computador, eletricista, seguidos de manicure e pedicure, montador e reparador de computadores, auxiliar de RH e recepcionista. As mulheres representam 64%, e os homens, 36% na participação nos cursos oferecidos.
Os cursos do Pronatec são realizados gratuitamente pelos Institutos Federais de Educação e sistemas de formação continuada - como Senai e Senac - e integram o Pacto Gaúcho pela Educação.
Como participar
As vagas são abertas em escolas públicas estaduais, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Senai e Senac). Cada uma dessas instâncias terá inscrições e critérios próprios para seleção de participantes no Pronatec.
Podem fazer os cursos trabalhadores, agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores. Também povos indígenas, comunidades quilombolas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, desempregados, pessoas com deficiências, e que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal. Além de estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
Fonte: Regina Andrade - Secom
Foto:Alina Souza

Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/