quinta-feira, 22 de maio de 2014

REGIÃO - 23 NOVOS MÉDICOS CUBANOS SÃO RECEPCIONADOS NA REGIÃO

Saúde recepciona profissionais Intercambistas do Programa Mais Médicos
A 15ª Coordenadoria Regional de Saúde de Palmeira das Missões organizou, na última sexta-feira, 16, ato de recepção aos novos médicos Intercambistas que chegaram aos municípios abrangidos pelo órgão para ajudar no atendimento do Programa Saúde da Família (PSF). A atividade, que ocorreu no Centro Cultural Professor Mozart Pereira Soares, recepcionou os 23 novos médicos cubanos que a partir do mês de janeiro chegaram a 17 municípios dos 26 abrangidos pela 15ªCRS.
Na abertura do evento houve apresentação individual dos médicos, bem como apresentação cultural dos alunos da Escola Antônio Souza Neto, conduzidos pelo músico Mário Morlin. Na sequência a coordenadora da 15ªCRS, Marieta da Silva, ressaltou que a acolhida vai ajudar os novos médicos a se familiarizarem com a realidade dos municípios da região e conhecerem os outros colegas de profissão na região. “Esses profissionais irão somar-se aos demais que já estão atuando e que trabalham em prol da saúde da população, contribuindo para a atenção básica de saúde na região”, assinalou.
Para a representante da Secretaria Estadual da Saúde, coordenadora do Departamento de Ações em Saúde, Károl Veiga Cabral, o Programa quebra barreiras e oportuniza de forma tripartite como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), que Governo Federal, Estados e Municípios possam construir saúde pública de qualidade. “A sensibilidade desse Programa do Governo Federal demonstra o quanto isso poderá revolucionar o tratamento à atenção básica de saúde em todo o país, bem como é possível transformar essa aldeia global em uma aldeia mais humana”, destacou.
Entre os municípios que aderiram ao Programa estão Boa Vista das Missões (1), Braga (1), Cero Grande (1), Chapada (1), Constantina (1), Coronel Bicaco (1), Dois Irmãos das Missões (1), Jaboticaba (1), Lajeado do Bugre (1), Redentora (4), Ronda Alta (1), Rondinha (1), Sagrada Família (1), São Pedros das Missões (1), Três Palmeiras (1), Trindade do Sul (1) e Palmeira das Missões (4).
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para os brasileiros. A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação.
O acolhimento contou com a presença da representante da Secretaria Estadual da Saúde, Károl Veiga Cabral, do prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire, da coordenadora da 15ª CRS, Marieta da Silva e do adjunto Jorge Moraes Brizola, da titular 20ª Coordenadoria Regional de Educação,Idalina da Silva Machado, do Delegadoda 14ª Delegacia de Polícia, Antônio Maieron, do diretor de Mobilização da Secretaria Geral de Governo, João Klein, diretor da UPF/Campus local, bem como demais autoridades e lideranças locais, regionais e estaduais, profissionais da saúde, estudantes e comunidade regional.
 Crédito: Jô do Carmo/AICRE
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/