quinta-feira, 22 de maio de 2014

Programa beneficia famílias em situação de extrema pobreza nas regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea

Com o objetivo de atrair famílias em situação de extrema pobreza ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Campo), entidades de assistência social das regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea e instituições envolvidas em projetos da área reuniram-se, na manhã de ontem (21/05), no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), para nivelar informações sobre o Programa.

Segundo os organizadores, esta é uma tentativa de sensibilizar esse público a ingressar nessa oportunidade de ensino. O assegurador do Pronatec/Campo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no RS, Gustavo Graminho, apresentou informações gerais e o funcionamento do processo de participação no Programa.

A ideia é proporcionar às famílias beneficiárias do Programa RS Mais Igual a oportunidade de participar do Pronatec/Campo, através de cursos que são oferecidos por instituições de ensino. Em Frederico Westphalen, o Colégio Agrícola (CAFW) já oferece cursos do Pronatec/Campo, com ênfase na agricultura familiar. A região será estudada, através de um levantamento de dados, para que sejam ofertados os cursos nos 42 municípios de abrangência dessas regiões.

O Pronatec é realizado em todo o País e no Estado vem capacitando milhares de pessoas do campo e da cidade. “O Pronatec está chegando para todo o Brasil, mas a nossa intenção é que atingir também às famílias em situação de pobreza extrema”, admitiu a articuladora do Programa RS Mais Igual, Sirlene Vieira. Segundo ela, essa reunião faz parte de uma agenda de visitas programadas para sensibilizar os gestores municipais, buscando efetivar o projeto. “Esse é nosso compromisso para que esse público seja incluído na sociedade, fazendo o resgate da sua cidadania”, concluiu Sirlene.

A Emater/RS-Ascar é executora dos programas de Governo que envolvem as famílias em situação de extrema pobreza, como o RS Mais Renda e Fomento à Inclusão Produtiva. Além disso, é uma das entidades parceiras do Pronatec/Campo e, por isso, colaborará com a mobilização desse público. Participaram da reunião, a gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Ana Cláudia Zanatta Pedon, o assistente técnico regional, Edison Dornelles e o supervisor da microrregião de Rodeio Bonito, Ernaldo Taborda de Lima. 

Fonte: Jornalista Marcela Buzatto 
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/