quinta-feira, 8 de maio de 2014

Encontro alusivo ao Dia das Mães reúne centenas de mulheres em Gramado dos Loureiros

Cerca de 380 mulheres do campo e cidade reuniram-se ontem (06/05), no Ginásio de Esportes de Gramado dos Loureiros, para participar do Encontro Municipal de Mulheres, comemorativo ao Dia das Mães. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Escola Estadual de Ensino Médio Adolfo Giordani. A extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar de Sarandi, Dulcenéia Haas Wommer, palestrou sobre felicidade e projeto de vida, destacando o papel da mulher na família e no trabalho.

A Emater/RS-Ascar realiza inúmeras atividades com os grupos de mulheres de Gramado dos Loureiros. Ao todo, dez grupos realizam encontros periódicos, onde as mulheres podem participar de cursos, aulas de artesanato e outras atividades que geram renda e melhoram a qualidade de vida das famílias do campo. Segundo a extensionista de Bem-Estar Social, Carmen Roncaglio Zanella, 15 mulheres têm o artesanato como renda fixa para o sustento da família. “Quando trabalhamos com elas queremos proporcionar conhecimentos que tragam resultados, como mais qualidade de vida no meio rural através dos cursos de aproveitamento de alimentos, por exemplo, ou com o artesanato, como forma de gerar renda”.

A atividade leiteira é significativa no município e as mulheres estão a frente dessa cadeia produtiva. Outra atividade que a Emater/RS-Ascar está organizando é uma campanha com as comunidades rurais para coleta seletiva. “Esta é mais uma atividade que as mulheres participam ativamente e incentivam a família a participar também”, comentou Carmen. Projetos socioassistenciais estão sendo desenvolvidos com 15 famílias de um assentamento do município. “Com essas famílias trabalhamos os quintais sustentáveis, hortas, artesanato e alimentação”, completou.

Para a agricultora assentada, Marinês Salete da Silva, todas as atividades são importantes, pois proporcionam novas oportunidades às famílias, tanto para o lazer quanto para a geração de renda. “Não sei o que seria de nós sem essas atividades. O nosso bem-estar reflete na família”, exclamou a agricultora, que participa do grupo de mulheres Por do Sol, o qual realiza encontros mensais e oferece cursos e outras atividades. “Eu já fiz muitos cursos. Tudo o que eu sei aprendi aqui, e agora posso vender o que eu produzo”, relatou Marinês, que comercializa na feira de Gramado dos Loureiros os panificados que produz em casa.

O Encontro Municipal de Mulheres teve o objetivo de integrar e proporcionar um momento de lazer às comunidades de Gramado dos Loureiros. Participaram do evento autoridades como o prefeito, Antonio João Ceresoli, a primeira-dama, Geni Ceresoli, a presidente do STR, Carla Giacobo e o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Leonir Bonavigo.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen

Jornalista Marcela Buzatto
Postado por:Elisete Bohrer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens que talvez você não viu!!!

http://picasion.com/